Livro de Artista
Livro de Artista
No passado dia 27 de março, pelas 10h30, o auditório da escola foi palco da apresentação final do projeto "Livro de Artista", desenvolvido pelos alunos da disciplina de Oficina de Artes do 12.º B. Esta iniciativa teve como principal objetivo dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no 2º período, transcendendo o espaço (fechado) da sala de aula e promovendo um contacto mais amplo com a comunidade escolar.
Para enriquecer a experiência, foi constituído um "júri" informal e diversificado, composto por professores do Grupo 600 (Artes Visuais), Professor José Carlos Sousa e Emanuel Cruz; Professora Isabel Lopes, diretora de turma do 12.º B e docente de Matemática; e, como convidado de honra, o Diretor do Agrupamento, Professor Carlos Alberto Louro. A interação entre os alunos e os convidados promoveu um diálogo dinâmico e questionador, estimulando a argumentação e a capacidade de comunicação dos estudantes.
O evento contou ainda com a presença de outros professores e alunos de diferentes turmas, nomeadamente dos cursos de Artes Visuais e Humanidades, consolidando a sua dimensão pública e participativa. Apesar de não substituir a avaliação formal, este momento teve um caráter complementar ao projeto, permitindo que os alunos assumissem um papel central na defesa e contextualização das suas criações, numa simulação de inauguração expositiva.
O balanço da iniciativa foi extremamente positivo. Os alunos Daniel Barbosa, Eduarda Silva, Íris Barros e Rodrigo Carneiro demonstraram um desempenho exemplar, apresentando os seus trabalhos com entusiasmo e maturidade.
O projeto "Livro de Artista" revelou-se um processo abrangente e inovador, desafiando as convenções tradicionais do livro e explorando a sua dimensão plástica, emocional e metodológica. Desenvolvido em quatro fases, o projeto permitiu uma evolução progressiva das ideias dos alunos:
- Fase 1: Escolha do referente e apresentação inicial;
- Fase 2: Exploração visual e gráfica (estudos e materiais);
- Fase 3: Planeamento do Livro de Artista (maqueta e narrativa);
- Fase 4: Entrega e apresentação final do projeto.
Cada estudante trouxe uma abordagem singular ao projeto:
- Daniel Barbosa desenvolveu um trabalho exaustivo em torno da caneta Bic Azul, explorando a sua aplicabilidade em diversos suportes e construindo um conjunto de produtos visuais que incluíam retratos realistas de figuras icónicas da cultura portuguesa, como José Saramago, Amália Rodrigues e Salgueiro Maia. Para além disso, experimentou a tinta da caneta na tintagem de linogravuras, ampliando as possibilidades expressivas do material.
- Eduarda Silva apresentou um trabalho altamente pessoal e emotivo, que funcionava como um verdadeiro confessionário das suas paixões. Homenageou pessoas queridas e inspiradoras, mantendo sempre uma linha identitária própria, construída ao longo deste derradeiro ano letivo. O seu projeto revelou um equilíbrio entre a subtileza do seu ser e a rudeza que a sociedade ou as vicissitudes da vida podem impor.
- Íris Barros desenvolveu uma narrativa estruturada ao longo de todo o processo criativo. O ponto de partida foi a sua relação com o Folclore Minhoto, a partir do qual construiu uma estória sobre a "História da Mulher na Música Portuguesa". Entre desenhos digitais, construções tridimensionais e ilustrações tricolores (verde, amarelo e vermelho), a aluna transformou a música "Casa Portuguesa", de Amália Rodrigues, no cenário conceptual para as "mulheres de grande valor", referenciadas em "As Sete Mulheres do Minho" de Zeca Afonso.
- Rodrigo Carneiro celebrou os 500 anos de Camões através do projeto "Lusíadas em Movimento". Inspirado nos livros pop-up, recriou três momentos icónicos escritos pelo poeta, dando-lhes vida através de um mundo em papel que se desvendava ao folhear das páginas.
O "Livro de Artista" revelou-se um suporte privilegiado para a experimentação visual, conceptual e teórica, permitindo aos alunos explorar a relação entre narrativa e materialidade. Esta abordagem potenciou a criatividade e o pensamento crítico, convertendo o livro num espaço de investigação plástica e discursiva.
O formato do projeto possibilitou uma interação ativa entre obra e público. O "Livro de Artista" convida à manipulação, ao toque, ao folhear e à descoberta sequencial da narrativa visualmente construída, promovendo uma experiência sensorial e participativa. Assim, os alunos não apenas criaram um produto cultural e artístico, mas também conceberam uma interação dinâmica e subjetiva com o público.
Dirige-se um sincero agradecimento à comunidade escolar pelo interesse demonstrado e pelos comentários que enriqueceram esta apresentação. Aos estudantes, visa-se um merecido reconhecimento pelo empenho e dedicação, que resultaram numa experiência memorável e significativa para todos os envolvidos.
COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA - Processo Concursal para o Cargo de Diretor – Eleição no dia 4 de abril de 2025
COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA
Processo Concursal para o Cargo de Diretor
Eleição no dia 4 de abril de 2025
“MINIBASQUETE 3X3 NAS ESCOLAS”
“MINIBASQUETE 3X3 NAS ESCOLAS”
O Barca Basket Clube apresentou uma candidatura ao “Projeto Minibasquete 3X3 nas Escolas”, que visa um apoio da FPB aos clubes para uma ligação mais eficaz com as escolas do 1.º ciclo, permitindo, assim, que mais jovens possam ter um primeiro contacto com o minibasquete, começando a praticar a modalidade de uma forma mais regular, esperando-se que alguns deles possam escolher o basquetebol para a prática desportiva.
A candidatura foi aprovada, pelo que o projeto está a ser desenvolvido na Escola Básica Diogo Bernardes, com duas sessões de treino semanais, direcionadas aos alunos interessados dos 3.º e 4.º anos.
Além do material que foi entregue na Escola, 10 bolas, 10 coletes e 1 “golf banner” para promoção do projeto, também foram distribuídas pelos alunos participantes 60 pulseiras e 60 t-shirts.
Este projeto obriga à realização de dois torneios na Escola, um no 2.º e outro no 3.º períodos.
Neste contexto, realizou-se na passada quarta-feira, 26 de março, o primeiro torneio, com a participação de 58 alunos, distribuídos por 15 equipas. Ao longo da tarde, foram realizados 49 jogos, tendo cada equipa participado em seis.
Foi num ambiente entusiasta, com alegria, muito suor e algumas lágrimas, que decorreu esta atividade.
Aos atletas mais velhos do Barca Basket Clube, Leonor, Sarah, Adriana, Bárbara Cerqueira, Bárbara Araújo, Sophia, Marta, Ana Luísa, Letícia, Tiago e Zé Marques, um agradecimento pela sua participação. A sua ajuda foi imprescindível para o bom desenrolar dos jogos.
No dia 28 de maio, terá lugar o segundo torneio. Até lá, irão continuar as duas sessões de treino semanais.
A Organização
“Escola Segura” debate com os mais novos uso responsável da internet
“Escola Segura” debate com os mais novos
uso responsável da internet
“Cidadania Digital – Internet Segura” foi o tema genérico de uma conversa que a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR (“Escola Segura”) manteve com os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Ao longo de cinco encontros, o agente Rui Cunha (EB de Entre Ambos-os-Rios e EB de Crasto) e os agentes José Pinheiro e Nuno Freitas (EB Diogo Bernardes) interagiram com os mais novos, chamando-lhes a atenção para as vantagens, mas também para os perigos de um uso incorreto da internet.
Nesta maravilhosa rede global que é a internet, podemos pesquisar e aprender, conhecer o mundo, comunicar mais facilmente e desfrutar de oportunidades de diversão e de lazer. Mas, ao lado destas vantagens, há múltiplos riscos, que têm um impacto muito negativo na vida das pessoas e da própria sociedade.
Sublinhando a importância do controlo parental e a necessidade de um uso seguro e responsável da internet, os agentes, numa conversa muito dinâmica e interativa com os miúdos, assinalaram um conjunto de perigos e insistiram nos cuidados a ter e nos comportamentos adequados ao meio digital:
- “Uma vez na internet, sempre na internet” – mesmo que nos arrependamos e apaguemos uma publicação, essa informação continuará sempre disponível e o seu rasto permanecerá. Por isso, toda a atenção é pouca… e, antes de clicar, é preciso pensar;
- Nunca comunicar com desconhecidos. Quando não sabemos quem está do outro lado, devemos ignorar. Nunca, nunca responder/ interagir;
- Nunca marcar encontros com desconhecidos;
- Nunca ceder a ninguém palavras-passe ou dados pessoais;
- Nunca deixar sessões abertas;
- Estar alerta para os inúmeros perfis falsos
Um risco que mereceu especial atenção teve a ver com o ciberbullying, isto é, comportamentos repetidos de agressão, ameaça, intimidação ou outra interação com o objetivo de causar dor, vergonha, medo e/ou desconforto na(s) vítima(s). Em situações desta natureza, importa evitar a interação com o agressor e denunciar o caso junto das autoridades e/ou pedir ajuda aos adultos, tais como pais e professores.
O perigo do vício do jogo
Outra situação analisada em pormenor foi o jogo online e os riscos que este comportamento pode acarretar, nomeadamente em termos de dependência/ viciação.
É fundamental ser capaz de colocar limites, de tal modo que seja sempre eu a controlar o jogo e nunca aconteça ser o jogo a controlar-me a mim, eis a mensagem central deixada pelos agentes.
Até porque – sublinharam –, a dependência do jogo tem um impacto muito negativo na vida das pessoas e na sua saúde, provocando falta de descanso, alimentação inadequada, desconcentração, agressividade e violência.
Quando jogas, joga com segurança, presta atenção ao que partilhas, pensa sempre antes de clicar, sê educado e respeita os outros e as suas diferenças, não respondas a provocações e partilha com os teus pais o que fazes na internet.
Estes encontros aconteceram ainda no âmbito da celebração do Dia da Internet Mais Segura e resultaram de um trabalho articulado entre a Biblioteca Escolar, o Grupo de Informática (550) e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR (Escola Segura).
A Organização