"Dislexia: intervenção pedagógica diferenciada na Escola”
"Dislexia: intervenção pedagógica diferenciada na Escola”
Com o objetivo de sensibilizar a escola para a resposta educativa adequada no domínio do estudo da dislexia, e para corresponder aos anseios demonstrados pela comunidade educativa, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, em colaboração com o CENFIPE e com a AssociaçãoPortuguesadeDislexia (Dislex), levou a cabo uma ação de Formação de Curta Duração, no turno da tarde do passado dia 26 de fevereiro. Nela marcaram presença mais de meia centena de agentes da comunidade, de entre os quais: alunos, encarregados de educação, educadores e professores.
A palestrante conta com um currículo, e uma presença ativa na área da dislexia, da qual se lhe deve tirar o chapéu! Pode usar o link para consultar a biografia da Doutora Helena Serra:https://refiil.esepf.pt/?page_id=466
A palestra decorreu num ambiente de excelente exposição, o público alvo foi atento, participativo e criaram-se momentos tanto de partilha de conhecimentos, como de inquietudes e de emoções. Desenvolveram-se temas tais como:
- Conceito de dislexia, de disortografia e de discalculia;
- A importância da avaliação compreensiva do aluno;
- Intervenção específica por docentes com formação;
- Cuidados a observar em sala de aula;
- O papel da família no acompanhamento do aluno;
- A dislexia em primeira pessoa (relato de alunos);
- Espaço de debate e de questões.
Ficou registada, com agrado, a boa receção da iniciativa, principalmente por parte do corpo docente, e foi com satisfação que se ouviram verbalizações de reconhecimento por parte dos participantes. Ainda bem que foi uma tarde profícua e que daquele tempo empregue se trouxeram outras ferramentas que vão contribuir para uma melhoria do ensino no nosso agrupamento.
Fica o desafio para que se desenvolvam outras iniciativas, na área da dislexia, que se venham a verificar necessárias e úteis à comunidade educativa!
O professor dinamizador,
Eugénio Martins
À descoberta da vida e da obra de Camões
À descoberta da vida e da obra de Camões
“À descoberta de Luís Vaz de Camões” foi o tema de uma sessão dinamizada pela Biblioteca Escolar com cada uma das turmas do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
O trabalho, desenvolvido em articulação com Apoio ao Estudo, aconteceu no âmbito das comemorações do V centenário do nascimento de Camões e, como é óbvio, procurou dar a conhecer os aspetos mais relevantes da vida e da obra do nosso épico, proporcionando um contributo para uma melhor compreensão do “Desfile de Carnaval” que, este ano, se inspira na figura e na criação artística do Poeta.
Num registo informal e muito próximo, os alunos entraram numa longa viagem, que começou a 23 de janeiro de 1524, data provável do nascimento do autor d’”Os Lusíadas”, e os conduziu até à atualidade, com início em Lisboa e passagem por Coimbra, Ceuta, pelo vasto Oriente (Goa, na Índia; Ormuz, no Golfo Pérsico – Irão; Ilha de Ternate, nas Molucas, hoje Indonésia; Macau, na China; delta do rio Mecom, no Vietname; Malaca, na Malásia) e pela Ilha de Moçambique, até chegarem, novamente, a Lisboa e à riqueza da sua obra intemporal.
Os mais novos ficaram ainda a saber que Luís de Camões é considerado uma das maiores figuras da Literatura, afirmando-se como símbolo de Portugal, de tal modo que, no dia da sua morte, que ocorreu a 10 de junho de 1580, se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Pode aceder aqui ao recurso utilizado nas sessões.
Biblioteca Escolar
Greve Nacional dos trabalhadores da função pública | 26, 27 e 28 de fevereiro de 2025
Greve Nacional dos trabalhadores da função pública | 26, 27 e 28 de fevereiro de 2025
Informa-se a comunidade educativa que está convocada uma greve nacional da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2025, cada um deles dirigido a uma das carreiras:
- 26 de fevereiro – Técnicos Superiores
- 27 de fevereiro – Assistentes Técnicos
- 28 de fevereiro – Assistentes Operacionais
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade para que a mesma seja bem difundida.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
3º encontro de ginástica acrobática
3º encontro de ginástica acrobática
Realizou-se, no dia 21 de fevereiro, o 3º encontro de ginástica acrobática, em Famalicão. Neste encontro estiveram presentes 5 escolas, do distrito de Braga e a nossa escola teve a participação de 29 alunas, das quais 3 juízes de prova.
Com demonstrações do nível elementar e avançado, em trios e pares, obtivemos um segundo e um terceiro lugar.
Parabéns a todas as participantes!
Visita ao Theatro Circo
Visita ao Theatro Circo
No dia 11 de fevereiro, os alunos do 9.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca deslocaram-se a Braga para assistir à peça Auto da Barca do Inferno, a qual teve lugar no Theatro Circo. Durante esta visita, tiveram também a oportunidade de explorar este importante espaço cultural – um dos teatros mais emblemáticos de Braga –, o que poderá incentivar futuras participações em eventos culturais.
O principal objetivo desta iniciativa foi fomentar o gosto pelo teatro, incentivar a apreciação das artes cénicas e despertar o interesse por atividades culturais. Nesse sentido, e para aprofundar o conhecimento da obra, os alunos assistiram à encenação da peça de Gil Vicente, apresentada por uma magnífica companhia de teatro, o que lhes permitiu compreender melhor os seus temas, a crítica social e o contexto histórico. A experiência de ver a peça representada ajuda a refletir sobre as personagens, os cenários, a linguagem e a mensagem da obra. Embora a peça ainda não tenha sido estudada na disciplina de Português, esta ida ao teatro contribuirá, certamente, para um entendimento mais rico e envolvente da obra. A relação entre a teoria abordada em sala de aula e a interpretação teatral tornará a aprendizagem mais dinâmica e significativa.
No regresso, durante as aulas de Português, a experiência foi aprofundada através de debates e reflexões sobre os valores e críticas presentes na peça. Esta discussão ajudou os alunos a formar opiniões próprias e a prepará-los para uma análise mais profunda do texto quando for estudado, tornando a sua interpretação mais completa e envolvente.
A Organização: Maria do Carmo Lopes, Sheila Sousa e Armanda Costa