Garantia da Qualidade – EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação Profissional – EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training) – é um instrumento concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu e que coloca à disposição das autoridades e dos operadores de EFP (escolas) ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.

No ano letivo 2019/2020, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca iniciou a implementação de um sistema de qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência aquela que é a sua principal missão, o sucesso educativo dos seus alunos, com qualidade, e integrando os princípios e valores enquadrados no seu Projeto Educativo. Esta implementação teve como objetivo final a obtenção do selo de qualidade certificada – o Selo de Conformidade EQAVET, o que aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2021.

Ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca foi atribuído o selo de qualidade EQAVET para 3 anos (prazo máximo possível). O selo de Conformidade EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) confere o reconhecimento pela excelência do trabalho realizado no agrupamento ao longo dos últimos anos. A certificação foi obtida após uma auditoria que decorreu no dia 29 de dezembro de 2020. O processo envolveu, ao longo do ano de 2020, a Direção, as estruturas de orientação educativa e administrativa do Agrupamento, a equipa de trabalho responsável pela implementação, alunos, docentes, diretores de curso, colaboradores não docentes, encarregados de educação, entidades empregadoras de ex-alunos e instituições e empresas parceiras.

O selo atribuído a 22 de fevereiro de 2021, reconhece e reflete a garantia de qualidade na educação e formação profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

O Agrupamento acredita que esta certificação irá contribuir para a consolidação dos seus processos de monitorização e avaliação, mas também de internacionalização, e reforça o seu compromisso de continuar a trabalhar para garantir uma formação de qualidade. O Agrupamento reconhece que a atribuição do selo acresce responsabilidade de todos os atores educativos e acredita que será capaz de melhorar, ainda mais, os processos!

O que é o EQAVET?

[legendas em Português]