Técnico de Multimédia

Perfil Profissional

O técnico de multimédia é o profissional qualificado apto a conceber e desenvolver sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões da captação, e digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.

Despacho n.º 13456/2008 de 14 de maio.

Requisitos

O 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente e idade não superior a 19 anos à data de início do ano escolar.

Certificação Escolar e Profissional

  • Curso do nível secundário de educação.
  • Qualificação profissional de nível 4 (QNQ/QEQ)

Atividades Principais

  1. Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos.
  2. Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas.
  3. Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projeto de vídeo a desenvolver.
  4. Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras pré gravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir.
  5. Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público alvo a atingir.
  6. Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;
  7. Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML.
  8. Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.
  9. Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações.
  10. Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público­alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.

Plano Curricular

Referenciais de Formação