Novos títulos sobre a Escrita
O fundo documental da Biblioteca Escolar do Polo 1 da Escola-sede acaba de ser enriquecido com mais cinco títulos relacionados com a problemática da escrita.
Editadas e oferecidas pela Universidade do Minho no âmbito do trabalho em parceria que está a ser desenvolvido com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, as obras constituem um excelente contributo para uma reflexão aprofundada sobre os desafios do ensino da escrita.
Dois dos livros são as atas dos I e II Encontros de Reflexão sobre o Ensino da Escrita e têm como títulos, respetivamente, “Ensinar a Escrever. Teoria e Prática” e “A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios”.
Os restantes são os seguintes:
- “Escrita: Percursos de Investigação”, de José António Brandão Carvalho;
- “Escrita: Construir a Aprendizagem”, de Luís Barbeiro;
- “A Escrita Criativa no Contexto Escolar. Exemplificação de uma prática no terceiro ciclo do ensino básico”, de Margarida Cachada.
Aqui fica a epígrafe apresentada nesta última obra: “Para mim, a educação tem de produzir criadores, mesmo que não sejam muitos, mesmo se as criações de um são limitadas em relação às de outro. Mas é preciso produzir inventores, inovadores, e não conformistas…” (Jean Piaget).
Prof. Luís Arezes