Plano de Melhoria 2013-2014
Plano de Melhoria 2013-2014
No ano letivo de 2011/2012 a Direção do Agrupamento decidiu que seria prioritária a criação de uma equipa de Autoavaliação (como é sugerido na Lei n.º 31/2002). Nesta Lei não são estabelecidas normas relativamente aos procedimentos de avaliação das escolas, mas é formulada a obrigatoriedade de estas se submeterem a “padrões de qualidade devidamente certificados” (art.º 7). Perante esta exigência, a equipa nomeada pela Direção estudou o modelo CAF, que em Portugal recebeu a designação de “Estrutura Comum de Avaliação”. Trata-se de uma metodologia simplificada do Modelo de Excelência da EFQM (European Foundation for Quality Management), ajustada às realidades das Administrações Públicas, que permite a autoavaliação.
Através deste modelo uma organização procede ao diagnóstico do seu desempenho numa perspetiva de melhoria contínua.
Depois de elaborada a análise dos dados recolhidos dos questionários, procedeu-se à elaboração do Relatório de Avaliação. Após algumas reuniões de partilha de pontos de vista sobre os dados recolhidos, o Agrupamento possui a informação necessária para elaborar o Plano de Melhorias. Este é um dos principais objetivos da aplicação da CAF, uma vez que transforma as áreas com potencial de melhoria identificadas no relatório de Autoavaliação do Agrupamento num plano estruturado de ações de melhorias prioritárias e adaptadas ao contexto da organização. (...)