Tradição do “Cantar as Janeiras”…

Quinta, 06 fevereiro 2014 Escrito por Administrador

Tradição do “Cantar as Janeiras”…

   

   

O"Cantar as Janeiras" é uma tradição antiquíssima bem portuguesa. Ocorre em Janeiro, o primeiro mês do ano, daí o seu nome.

Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada, e porteiro dos céus. Os Romanos ambicionavam que ele os protegesse e repelisse os maus espíritos e invocavam-no especialmente nas alturas de Janeiro. Então, o Imperador Caio Júlio César (13 de julho, 100 a.C. – 15 de março, 44 a.C.) estabeleceu as datas-limite deste mês e o ano que deveria começar nesta época. A partir desta altura, tornou-se tradição os Romanos saudarem o início de um novo ano e aclamarem Jano com festejos, aproveitando também para se cumprimentarem uns aos outros. Daí surgiu a tradição das "Janeiras".

Foi esta tradição que o Cristianismo, não a conseguindo eliminar, adaptou-a, acrescentando-lhe os autos pastoris que evocam a cena do nascimento de Jesus e episódios a ele ligados.

Nesta tradição, os vizinhos, amigos e familiares reúnem-se, andam pelas ruas da terra, cantando de «porta em porta» e desejam às pessoas um próspero ano novo. As músicas são tradicionais, embora a letra possa variar de terra para terra e também conforme o grupo que as interpreta.

Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos ofereçam as chamadas Janeiras. No final do percurso, o grupo reúne-se e faz um convívio onde todos juntos comem aquilo que lhes foi oferecido, ou, então, guardam e dividem o contributo oferecido…

No polo 2 da Escola-sede do Agrupamento, esta tradição foi assinalada de variadas formas. Os alunos da unidade especializada de apoio à multideficiência, sob a orientação do professor José Mário Gonçalves, fizeram um trabalho artístico alusivo ao tema “Cantar os Reis e Janeiras”.

Momento bonito de partilha foi o convívio entre os alunos da unidade especializada de apoio à multideficiência e alunos da Educação Pré-escolar, em que cada grupo apresentou o tema ensaiado para o “Cantar as Janeiras”.

Quanto aos alunos de Educação Musical (2.º ciclo), realizaram o “Cantar as Janeiras” pela comunidade educativa e também pela comunidade local de Ponte da Barca.

Tratou-se de uma iniciativa do Grupo de Educação Musical que, com a realização desta atividade, pretendeu valorizar e preservar esta tradição junto das gerações mais novas.

Um agradecimento especial aos docentes que, de forma direta ou indireta, colaboraram para a realização desta atividade.

O Grupo de Educação Musical

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca