Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola aprova dois projetos apresentados pelo Agrupamento

Quarta, 02 abril 2014 Escrito por Administrador

Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola
aprova dois projetos apresentados pelo Agrupamento

Dois projetos apresentados pelo Agrupamento de Escolas ao Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola acabam de ver a sua candidatura aprovada.

Subordinada ao tema genérico “Ciência e Tecnologia para a Rentabilização dos Recursos Naturais”, a edição deste ano analisou centenas de candidaturas, tendo dado luz verde a dois projetos da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca: “Um Quartzo cheio de Brilho…” e “Colocar no mapa os (en)cantos da Barca”.

O primeiro orienta-se para alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e, partindo da tradição mineira de Ponte da Barca, trata de valorizar o quartzo, recurso natural que terá no Concelho uma das maiores jazidas da Península Ibérica.

O trabalho centra-se na recuperação do Museu do Quartzo (Barral, Vila Chã S. João), selecionando e catalogando o espólio existente e, desta forma, contribuindo para facultar a este equipamento um salto qualitativo, em termos organizacionais, educativos e turísticos.

Quanto ao segundo projeto, será trabalhado por alunos do Secundário que, recorrendo às TIC, se propõem desenvolver uma APP para sistema Android e OS, a disponibilizar online e também para smartphones.

A aplicação divulgará um roteiro com imagens dos locais no Concelho de valor paisagístico, geomorfológico ou de habitats de espécies com interesse ecológico, científico, educacional, acompanhadas de uma breve resenha, em Português e Inglês.

À semelhança do que vem acontecendo de há vários anos a esta parte, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca marca, assim, mais uma vez presença neste Prémio que já vai na sua 11.ª edição.

Equipa de Projetos

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca