Apresentação do romance histórico “O Falcão de Bonaparte”

Sexta, 04 abril 2014 Escrito por Administrador

Apresentação do romance histórico “O Falcão de Bonaparte”

 

    

Enquadrada numa decoração simples, mas cheia de bom gosto, proporcionada pelas assistentes operacionais do Agrupamento, teve lugar no Polivalente do Bloco 1, mais uma atividade bem sucedida no seu propósito de proporcionar aos alunos uma motivação para a leitura, para a escrita e para o prazer que se pode tirar da ficção histórica.

A autora do livro “O Falcão de Bonaparte”, Mariana Morais Pinheiro, jornalista de formação e profissão, expôs, de forma simples e entusiástica, todas as fases da conceção da obra, desde a pesquisa ao produto final. Falou dos constrangimentos, mas sobretudo do prazer de enfrentar os desafios, superar obstáculos e ver o resultado. Referiu-se à importância da pesquisa histórica e às surpresas que ela nos pode reservar.

A felicidade de ter conseguido escrever o seu primeiro romance foi tão evidente e captou de tal forma o interesse dos alunos que fez certamente despertar na plateia um secreto desejo de, um dia, talvez mais cedo que mais tarde, escreverem o seu próprio livro.

 

“O Falcão de Bonaparte”

É uma história de guerra, mas é, sobretudo, uma história de amor. É a história de um amor proibido entre um tenente francês e uma enfermeira portuguesa. E é também a história de um amor de um povo pela sua pátria.

“O Falcão de Bonaparte” leva-nos numa viagem pelos bastidores da guerra, pelos quartéis e pelos acampamentos militares e pelos cenários terríveis dos campos de batalha.

Com a 2.ª invasão francesa pelo norte do país como pano de fundo, o romance espelha o triunfo do amor sobre a guerra e o sacrifício de um povo que batalhou de peito aberto contra o inimigo.

A professora de História do 8.º ano,
Maria Paula Santos Silva

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca