Caminhada “Respirar a Barca” celebra 500 anos do Foral da Nóbrega

Terça, 06 maio 2014 Escrito por Administrador

Caminhada “Respirar a Barca”

celebra 500 anos do Foral da Nóbrega

   

[Clique numa imagem, para ver mais fotografias deste álbum]

Para comemorar os 500 anos do Foral da Terra da Nóbrega e no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas, o Grupo Disciplinar de Educação Física realizou mais uma caminhada “Respirar a Barca”, promotora da prática de atividade física desportiva e da manutenção/elevação de um estilo de vida saudável.

Foi a 24 de outubro de 1513 que D. Manuel I outorgou o Foral à Terra da Nóbrega. A palavra Nóbrega (ou Anóbriga) é talvez de origem celta e significa “local fortificado” e refere-se ao castro defensivo que existia, durante séculos, naquele gigantesco maciço rochoso. Devido à sua localização estratégica, deu o nome a uma das circunscrições em que, desde os tempos Romanos, o território se dividia. Em 1281, o rei D. Dinis doou à rainha Santa Isabel o castelo da Nóbrega e no século XIV D. Fernando doou o mesmo a Afonso Ruiz de Magalhães, casado com Dona Tereza Freire de Andrade.

A caminhada realizou-se no dia 2 de maio e teve início pelas 8.30h com a concentração de todos os participantes, no polidesportivo exterior do polo 1 da EBS de Ponte da Barca. Todos os alunos foram dinamizados para a concretização de uma foto aérea conjunta de forma a coreografarem o logotipo do Agrupamento.

Com saída em autocarro, os participantes tomaram a direção de dois pontos de encontro distintos: uns concentraram-se no campo de futebol de Asias e os mais novos foram até às Carvalheiras (Casais de Vide). A partir daí, todos seguiram a pé até ao Livramento, contemplando a paisagem magnífica desta região e visualizando o penedo histórico que está na origem do topónimo “Nóbrega”.

O local do almoço, em Ventuzelo, revelou, mais uma vez, a beleza natural desta terra. O convívio foi muito agradável, tendo o Rancho do Agrupamento muito contribuído para a boa disposição, com os seus cantares e danças tradicionais. O regresso a pé fez-se por Sampriz, passando por Magalhães até à Escola. Todos os participantes estão de parabéns pela sua boa forma física e pelo seu dinamismo.

O Grupo de Educação Física agradece a todos os professores e funcionários participantes, à Direção da Escola, que este ano participou com três elementos, à Câmara Municipal, aos Bombeiros, à GNR e ao Centro de Saúde, pelo apoio prestado. Sem o apoio de todos, esta atividade não teria o sucesso a que nos tem habituado!

Pelo Grupo de Educação Física,
Professoras Mafalda Cardoso e Manuela Santos

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca