Alunos do 12.º ano debatem acesso ao Ensino Superior
Alunos do 12.º ano debatem acesso ao Ensino Superior
No âmbito da orientação escolar e profissional, realizou-se uma sessão de esclarecimento, no dia 8 de maio, sobre o acesso ao ensino superior, dirigida aos alunos do 12.º ano que frequentam o Curso de Ciências e Tecnologias. Os alunos foram informados dos requisitos necessários e dos procedimentos a adotar, aquando da candidatura ao ensino superior.
Na sequência da intervenção da psicóloga, responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação, elementos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (duas alunas finalistas do Curso de Enfermagem e um professor) expuseram as experiências tidas no decurso da sua formação académica. Para além disso, deram conhecimento das atividades que se desenvolvem no domínio da saúde visando os seguintes fins:
- Assegurar a formação e a aprendizagem ao longo da vida dos cidadãos nas dimensões humana, cultural, científica, pedagógica e técnica de alto nível que os habilite para o desenvolvimento das competências adquiridas;
- Realizar investigação orientada e desenvolvimento experimental, nas suas áreas de formação;
- Organizar e participar em projetos de cooperação de âmbito cultural, científico e técnico com entidades públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais;
- Prestar serviços à comunidade numa perspetiva de valorização e promoção recíprocas e de desenvolvimento da região onde está inserida.
No fim da palestra, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer e de manusear alguns equipamentos técnicos, sob a orientação dos profissionais da área da saúde.
A experiência foi muito gratificante para todos os presentes, uma vez que aprofundaram conhecimentos e contaram com a presença e o testemunho de uma ex-aluna do Agrupamento de Escolas da Ponte da Barca que se encontra a terminar o Curso de Enfermagem.
Margarida Soares (SPO)