Departamento da Educação Pré-escolar
Departamento da Educação Pré-escolar
A Lei-Quadro da Educação Pré-escolar estabelece como princípio geral que “a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em conta a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário”.
A entrada no jardim-de-infância é um marco na vida da criança, pois exige dela uma adaptação a um novo contexto. Após a entrada na escola, a criança redimensiona os seus padrões de relação, os seus comportamentos e as suas conceções de mundo. Também para a família essa mudança representa um grande desafio.
É consensual que um relacionamento positivo entre a escola e as famílias beneficia a integração da criança na vida da escola, proporcionando um ambiente facilitador do seu desenvolvimento e da aprendizagem.
Ao longo do ano letivo, o Departamento da Educação Pré-escolar promoveu diversas atividades que contaram com a colaboração e participação dos pais e encarregados de educação, a destacar:
- PASSE – Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar – Para além de participarem num almoço na cantina da escola, os pais colaboraram em muitas das atividades do programa, contribuindo para o seu sucesso.
- Dia Nacional do Pijama – Esta atividade foi desenvolvida em articulação com as representantes da CPCJ e envolveu os encarregados de educação, tendo como principal objetivo angariar fundos para ajudar crianças sem família e promover atitudes de solidariedade e partilha.
- Desfile de Carnaval – A colaboração dos encarregados de educação na caraterização dos seus educandos, de acordo com o tema proposto, foi fundamental para o enriquecimento do desfile, que contou com alunos do Pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo e do Curso de Animador Sociocultural.
- Semana da Leitura – Os pais e outros familiares vieram à escola ler e contar histórias.
- Jogos tradicionais – Pais e avós vieram à escola ensinar às crianças os jogos que jogavam no seu tempo de escola.
- Festa de final de ano – Foi organizada com a colaboração de um grupo de pais, que representavam todas as turmas, e contou com a participação de todos. Para além de colaborarem com o lanche, participaram na decoração do espaço e organizaram a Rusga dos Pais. A alegria e o entusiasmo que demonstraram quando tocaram e cantaram a rusga, com letra da autoria de uma mãe, foi reveladora do empenho e do gosto em participar na vida da escola.
A participação dos pais e encarregados de educação nas atividades da escola foi um contributo importante, fundamental, para o sucesso do desenvolvimento do Plano Anual de Atividades.
Arminda Falcão,
Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar