A higiene e segurança no trabalho e o curso vocacional
A higiene e segurança no trabalho e o curso vocacional
A higiene e segurança no trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador. Procura proteger o trabalhador de possíveis acidentes e considera o ambiente onde é desenvolvida a atividade profissional.
A preocupação com a higiene e segurança no trabalho deve ser algo que devemos ter presente no processo formativo dos cidadãos e, por tal, justifica-se que no desenvolvimento das ofertas vocacionais e profissionais em meio escolar seja considerada esta importante componente da formação dos alunos.
Foi neste contexto que os alunos, do curso vocacional do 2.º Ciclo, se debruçaram sobre o tema e desenvolveram um conjunto de trabalhos, que depois quiseram mostrar à comunidade, como se pode ver nas imagens anexas.
A higiene e segurança no trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção dos acidentes e das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controlo do homem e do ambiente do seu local de trabalho. A sua caraterística preventiva exige que se acautele a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que ele corra riscos e provendo-o dos meios de segurança necessários ao desempenho da função.
Assim, em termos gerais e de acordo com a legislação portuguesa, são objetivos da higiene e segurança no trabalho:
- proporcionar condições de trabalho que permitam a segurança e a saúde dos trabalhadores;
- diminuir a sinistralidade de forma a reduzir o número de situações de incapacidades, dias de trabalho perdidos e consequentes custos económicos e sociais resultantes;
- garantir que os fatores prejudiciais do ambiente de trabalho não ultrapassem níveis de exposição, que possam colocar em risco a saúde dos trabalhadores;
- promover a informação, formação e participação dos trabalhadores.
Muitos dos acidentes ocorrem porque não se respeitam algumas normas de segurança bem simples. A higiene e a segurança no trabalho deve ser uma preocupação constante em todos nós (no emprego, em casa ou em qualquer local onde nos encontremos), a fim de prevenir os acidentes ou outras situações que nos ponham em perigo ou a quem nos rodeia.
Torna-se urgente mudar hábitos e formar os cidadãos para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho seja uma realidade no quotidiano.
A nossa Escola junta-se a esta preocupação e procura que os seus alunos estejam formados e despertos para esta realidade.
Paulo Castro, Professor do 6.º F