Uma visita… várias visões!

Quinta, 26 fevereiro 2015 Escrito por Administrador

Uma visita… várias visões!

       

      

No dia 19 de fevereiro de 2015, o quinto ano de escolaridade fez uma visita de estudo a Viana do Castelo. Visitámos a Biblioteca Municipal, o navio Gil Eanes, comemos no centro Comercial Viana Estação e andámos de comboio até Vila Praia de Âncora.

Gostei muito de visitar o navio Gil Eanes. A história dele é muito interessante e impressionante. A Biblioteca Municipal tem uma vista lindíssima e aprendi bastante ao visitá-la, como, por exemplo, a forma como os invisuais leem o Braille.

Foi uma viagem muito importante para o nosso conhecimento e desenvolvimento como pessoa.

Luana Silva, 5.º E

 

Gostei muito de andar de comboio, embora achasse a viagem muito curta. No geral, a visita toda foi muito divertida e serviu para conhecer novos lugares e diferentes meios de transporte.

Silvana Silva, 5.º E

 

De manhã, chegámos à escola e apanhámos o autocarro que nos levou até Viana do Castelo. No final das visitas, fomos até ao “shopping” almoçar e foi muito bom. Depois, apanhámos o comboio e partimos até Vila Praia de Âncora. Lá fomos brincar na areia da praia e divertimo-nos muito. Quando terminou, apanhámos o autocarro e voltámos à escola.
Eu adorei este dia, espero repeti-lo outra vez.

Maria Miguel Gusmão, 5.º F

 

Para um professor, fazer uma visita de estudo representa algo mais do que aprender coisas novas. É um dia diferente, mais emotivo, mais marcadamente afetivo. Ver os alunos numa postura descontraída fora do espaço escolar, sentir uma aragem diferente nas suas caras, dialogar com eles numa descontração respeitosa, avaliar o espírito de cidadania em cada espaço, perspetivar o dia como algo de novo e estimulante, são ideias que trespassam a nossa mente no contexto tão inseguro e problemático em que vivemos. É, assim, uma lufada de ar fresco, que nos retempera as forças para prosseguirmos esta viagem, que é a educação dos nossos alunos.

Gostei. Gostei da atitude dos alunos, do entusiamo que revelaram nos locais visitados, da educação que demonstraram, da alegria que sentiram em experimentar algo de novo.

Apreciei. Apreciei a disponibilidade das instituições que nos receberam, a civilidade que os alunos demonstraram durante o almoço, a surpresa e a insegurança de quem anda pela primeira vez de comboio, a alegria estonteante das brincadeiras na areia.

Não gostei. Não gostei de a hora do regresso ter aparecido tão rapidamente, de não ter tido mais tempo para falar com os alunos, de me aperceber que no dia seguinte tudo iria regressar ao frenesim dos toques de campainha, às atividades quotidianas de todos…

Aos alunos, aos professores acompanhantes, aos assistentes operacionais, a todos os que colaboraram no sucesso desta visita, um bem-haja!

J. Neto de Miranda

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca