Semana da Leitura no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios

Quarta, 25 março 2015 Escrito por Administrador

Semana da Leitura no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios

   

   

Esta semana lemos, aprendemos, escutamos, ilustramos, dramatizamos, vivenciamos…

A última semana de aulas foi especial e marcante no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios: a leitura foi o mote e o pretexto para uma semana rica e cheia de atividades lúdico-pedagógicas.

Começamos por marcar o início do dia 16 com um momento de leitura individual e com a participação de alunos dos 3.º e 4.º anos no Concurso de Leitura. A manhã continuou cheia de surpresas e alegrias: a escritora Lídia Borges presenteou os nossos alunos com uma sessão apaixonante onde foi desvendando “O mistério dos sonhos roubados”. A curiosidade dos nossos pequenos leitores deu lugar a uma série de perguntas interessantes e esclarecedoras sobre “O que é ser escritor?”, “Donde vem a inspiração?”, “Quantos livros escreveu?”, “Como é que começou a gostar de escrever?”…

A tarde foi diferente: “Vamos ser ilustradores por alguns minutos…” – um ateliê dinamizado por quatro alunos do Curso Superior de Desenho da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, onde os objetivos eram simples e claros: perder o “medo de errar”, inventar seres inexistentes e deixar de olhar para uma folha em branco como se fosse o “bicho-papão”.

Na “Hora do Conto”, tivemos a presença de dois antigos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico: o professor Outeiro, que leu e explorou um conto de Isabel Stilwell, “O edredão das histórias”, do livro Histórias para os avós lerem aos netos, e a nossa presidente de Junta de Freguesia, a professora Rosinha, que nos leu duas histórias: “A casinha de chocolate” e “Uma aventura no Parque Nacional da Peneda-Gerês” (um conto escrito em 1995 pelos alunos de várias escolas de 1.º ciclo: S. Miguel, Paradamonte, Rio Caldo, Lindoso, Soajo, Gerês e Lamas de Mouro). Saber que aquela história tinha sido escrita por meninos de 3.º e 4.º anos, como a maioria deles, constituiu um incentivo/motivação para eles próprios construírem textos mais ricos, expressivos e apelativos.

A Semana da Leitura foi encerrada com “Chave de Ouro”: os alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, apresentaram a peça “A aventura do Elefante Azul”, uma história que ensina a não discriminar, a aceitar e conviver com a diferença.

Foi uma semana rica e intensa em atividades que certamente marcarão, de uma forma muito positiva, a relação a estreitar com o livro e a leitura. Muito obrigada a todos quantos a tornaram possível!

Professora Adelaide Leite

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca