Erótica Mente

Segunda, 20 julho 2015 Escrito por jrocha

Erótica Mente

Erótica Mente é o título da mais recente publicação de Lúcia Ribeiro, com ilustrações de Emanuel Cruz, ambos docentes no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

A obra é composta por 27 poemas, acompanhados por outras tantas ilustrações, e foi apresentada por António Rocha, numa sessão que decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária.

Perante uma plateia constituída por colegas e amigos, o antigo professor e coordenador do Departamento de Línguas, depois de traçar o percurso artístico de Lúcia Ribeiro, centrou a sua intervenção nas várias linhas de leitura dos diversos textos.

Trata-se de uma poesia muito substantiva, de expressão erótica, mas filtrada pela mente, cuja recorrência vocabular remete para o universo da sensualidade e do erotismo. Nestes 27 poemas, está presente uma exaltação do deslumbramento do erotismo, isto é – explicou – sobressai um diálogo sempre intenso e avassalador entre um “eu” e um “tu” que anseia finalizar-se em um “nós”.

Realçando a importância de, num tempo de vertigem como o atual, se afirmar o lado das emoções e dos desejos, António Rocha evocou o Amor feito poesia ao longo dos séculos e sublinhou que este sentimento é um tema omnipresente e transversal a toda a Humanidade, porque constitui uma vertente essencial do ser humano, que condiciona a sua própria realização pessoal.

Daí que tenha concluído com uma felicitação aos autores, na medida em que souberam agarrar este tema e tratá-lo com elegância e muita sensibilidade, revelando-nos, com ousadia, os abismos físicos e emocionais da paixão humana.

Prof. Luís Arezes

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca