Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca nos campeonatos nacionais do Desporto Escolar
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca
nos campeonatos nacionais do Desporto Escolar
Realizaram-se, de 14 a 17 de maio, em Lisboa, os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar 2015.
A Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca representou a Zona Norte, nos escalões de Juvenis Femininos, nas modalidades de Basquetebol e Orientação.
Sendo o comboio, especial para o Desporto Escolar, o meio de transporte utilizado para quem ia do Norte, a viagem proporcionou um franco convívio entre as comitivas das várias regiões, chegando a Lisboa já com todo o gelo quebrado. O ponto de encontro foi o Terreiro do Paço e daí seguiram com o guia indicado para os vários locais de acolhimento, utilizando o Metro ou autocarro específico. O Basquetebol deslocou-se para Escola Básica e Secundária D. Leonor, na Zona de Alvalade, enquanto a Orientação foi acolhida em Pina Manique.
Durante as horas livres (sem competição), fez-se visitas a vários locais de Lisboa, aproveitando o livre-trânsito nos vários meios de transporte, Metro, Carris e Elétrico. Foi com alegria que se deram voltas pelo Chiado, Terreiro de Paço, Belém, Bairro Alto e outros lugares de interesse, onde as “selfies” não faltaram.
A nível competitivo, as nossas jovens, embora não tivessem conseguido subir ao pódio, tiveram boas prestações. Enquanto no Basquetebol obtivemos o 5.º lugar, na Orientação classificámo-nos no 4.º posto.
A comitiva barquense foi composta pela Ana Rita Cação, Beatriz Fernandes, Carolina Pereira, Catarina Gomes, Inês Azevedo, Inês Costa, Inês Malheiro, Margarida Lopes, Margarida Seco, Mariana Rodrigues, Marta Costa, Telma Rodrigues e David Ferreira (oficial de jogo), representantes da equipa de Basquetebol, e Alba Dantas, Delfina Silva, Lígia Freitas, Luísa Fernandes e Maria Carolina Gonçalves, em representação da equipa de Orientação. Estes alunos foram enquadrados pelos respetivos professores responsáveis pelos Grupos, Carlos Lima e Filipe Rego.
Embora não tenham acompanhado a equipa devido ao número limite de atletas, os restantes alunos dos Grupos também foram muito importantes nas fases de apuramento para o Nacional. Sem eles, este apuramento não teria sido possível. Referimo-nos à Beatriz Gomes, à Beatriz Leal, à Ana Beatriz Abreu, à Mariana Lopes, à Camila, à Carolina Fernandes, à Leandra, à Carolina Gomes e à Inês Silva.
Prof. Carlos Lima