Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) motivou um conjunto de atividades que mobilizou a comunidade escolar do Agrupamento.
No polo 2 da Escola-sede, esteve patente ao público, na cantina, uma exposição de marcadores, alusivos a diversos frutos, suas propriedades e benefícios. Estes marcadores surgiram na sequência de uma investigação, realizada pelos alunos dos 5.º e 6.º anos, sob a coordenação do Grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais).
No período da manhã, o GPS (Grupo de Promoção da Saúde) dinamizou atividades com os alunos do 6.º ano, divididos em quatro equipas: Pedipaper, “Uma Ementa Saudável”, atividade física e composições subordinadas ao tema “Uma Alimentação Saudável”.
O envolvimento e entusiasmo das diferentes equipas foram elevados, permitindo o alargamento dos saberes dos alunos e a consciencialização da importância de uma alimentação saudável. A equipa “Laranja” (6.º F) foi a vencedora, embora o empenho que todos colocaram na sua concretização tenha sido muito positivo.
Outra atividade muito produtiva teve a ver com o colóquio sobre hábitos alimentares saudáveis que a nutricionista Susana Quintas e a Enfermeira Alexandrina Rodrigues, do GPS, dinamizaram com encarregados de educação de alunos do Pré-escolar do Agrupamento. Esta sessão aconteceu no âmbito do projeto PASSE que, desde há alguns anos, tem vindo a ser desenvolvido.
Ainda à tarde, os alunos do CAS – Clube dos Amigos Solidários e a professora Gabriela Menezes leram histórias alusivas à fruta, para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A jornada do Dia Mundial da Alimentação envolveu todos os alunos do polo 2, que trouxeram fruta para a Escola, com a qual foi confecionada uma roda dos alimentos e uma saborosa salada de fruta que conquistou muitos fãs.
O Centro Escolar de Crasto trabalhou, de igual modo, a temática ao longo da semana, com o objetivo de incentivar os alunos ao consumo diário de fruta e legumes, bem como para a adoção de hábitos de vida saudáveis, promotores de saúde e bem-estar.
No Pré-escolar, explorou-se a roda dos alimentos de diversas formas, desde histórias, pintura, recorte, colagem e finalmente a construção da mesma, com vista à participação no concurso promovido pela Mimosa – “Crescer Saudável”. Caminhando sempre de encontro aos interesses das crianças, confecionaram-se multicoloridas pizas de fruta, que logo pela sua apresentação agradaram a miúdos e graúdos.
Em articulação com o 1.º Ciclo e a professora das AEC, ergueu-se uma gigante pirâmide alimentar, muito elucidativa sobre as diferentes quantidades de alimentos que nela constam e as quantidades/porções aconselhadas.
No Dia Mundial da Alimentação, puseram mãos à obra e todos juntos confecionaram deliciosas e coloridas espetadas de fruta. De uma forma divertida e transversal, foram exploradas competências e conteúdos.
Foi, sem dúvida alguma, uma semana bastante enriquecedora para todos os intervenientes e os alunos ficaram, certamente, mais elucidados e ricos nos seus conhecimentos.
Grupo 230 (Matemática e Ciências Naturais),
GPS (Grupo de Promoção da Saúde) e Docentes do CE de Crasto