A Árvore Generosa
A Árvore Generosa
Os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios apresentam à comunidade educativa o seu trabalho de ilustração sobre a obra literária "A árvore Generosa", publicada em 1964.
Desenvolvido nas atividades de enriquecimento curricular de Expressão Plástica e Visual, o trabalho, que pode ser apreciada no átrio do edíficio, pretende promover nos alunos valores humanos e de cidadania responsável para com o seu semelhante e o meio ambiente.
Várias opiniões críticas foram formuladas sobre a referida obra, a mais conhecida do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. Segundo Miguel Gouveia, este livro é um clássico, que comoveu gerações com a história de uma árvore e de um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas, para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim – ainda que isto signifique a sua própria destruição.
Duas fortes qualidades se aliam neste livro: a abordagem de questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein.
Prof. José Mário Gonçalves