LER É SABER+

Terça, 12 janeiro 2016 Escrito por jrocha

LER É SABER+

Oito alunos do 8.º D e do 8.º E partilham as suas experiências de leitura levadas a cabo ao longo do 1.º período.

São depoimentos sobre outros tantos livros trabalhados no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sob a orientação da Professora Fátima Marques.

A avaliar pelo que afirmam, numa coisa estão de acordo: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer” (Carlos Drummond de Andrade).

Ora, o que se pretende é que sejam cada ver mais os alunos a sentir esta alegria e este prazer de ler um livro. Porque “A leitura engrandece a alma” (Voltaire), estrutura o pensamento, alarga horizontes, forma cidadãos.

Biblioteca Escolar

 

A Fonte dos Segredos, de Maria Teresa Maia Gonzalez

“O assunto deste livro é a transição da infância para a adolescência de um rapaz que nos narra um dos verões mais marcantes da sua vida, durante o qual descobriu várias emoções distintas sobre o mundo que o rodeia e sobre si mesmo.

Aqui fica registada a frase que achei mais interessante – Foi naquele verão, após uma complexa intervenção cirúrgica a um pardal, a que diagnostiquei uma pena encravada, que decidi finalmente que queria ser veterinário, como o meu pai, ou melhor, veterinário, mas diferente do meu pai, com um grande laboratório para todas as experiências que tinha em mente…” (p. 13)

Diana Gonçalves Fernandes Gomes, 8.º D

 

O Diário de Anne Frank, de Anne Frank

“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que com ele aprendi o valor da amizade, da solidariedade e do espírito de partilha. Foram estes os valores que permitiram aos habitantes do “Anexo” sobreviver durante dois anos isolados do mundo. Apesar de o desfecho do livro ser trágico, eles conseguiram, nesse período, viver alguns momentos de felicidade.

Este livro também nos mostra a persistência de Anne que, mesmo estando escondida, continuou a estudar, pois tinha esperança de um dia voltar à sua vida inicial. A esperança nunca faltou a nenhum deles.

Para além dos valores transmitidos neste diário, ele é também o testemunho histórico de uma fase negra da história da humanidade: o holocausto.”

Nuno Guilherme Cruz Varela, 8.º D

 O Mundo em que Vivi, de Ilse Losa

“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a época de subida ao poder dos nazis e a consequente perseguição aos judeus, sendo que a história é baseada na vida da autora que teve de abandonar o seu país por ser judia, tal como Rose, a personagem principal.

É um livro acessível, cativante e emocionante, devido à realidade que narra.”

Ana Júlia Gonçalves da Silva, 8.º D

 

 

A Rapariga das Laranjas, de Jostein Gaarder

“O livro fala de uma carta redigida por um pai, falecido há onze anos, e dirigida ao seu filho, Georg. Conta a história do tempo em que era ainda um jovem estudante e da sua procura por uma rapariga desconhecida que ele via sempre com um saco cheio de laranjas. Apaixonado, persegue os mistérios dos seus breves encontros com a rapariga e transmite ao seu filho um ótimo incentivo para a vida.”

Glória Carolina Pereira, 8.º E

 

 

Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira

“Este livro conta-nos a história de Mariana, uma rapariga que, de repente, se depara com um membro novo na família, a sua irmã, Rosa.

Mariana, ao princípio, não sente afeto pela irmã, porque a chegada dela roubou-lhe a atenção dos pais, dos avós e da tia, aliás, a recém-chegada causa-lhe até sentimentos negativos.

Porém, aos poucos, Mariana aprende a sentir carinho por Rosa e a ser uma pessoa melhor, graças à presença da menina.”

Vitória Botelho, 8.º D

 

Cleo, de Helen Brown

Escolhi “Cleo”, de Helen Brown, para o Plano Nacional de Leitura, já que adoro histórias que falam de animais, mas também por outras razões.

Por um lado, a simplicidade da capa chamou-me muito a atenção. O fundo branco com uma ternurenta gatinha preta influenciou muito a minha escolha, pois eu adoro coisas simples.

Por outro lado, o livro retrata uma história verídica. Mostra como um simples animalzinho indefeso conseguiu ajudar uma família a apreciar outra vez a vida, após uma grande tragédia, a morte do filho mais velho. Esta gatinha foi capaz de devolver, muito naturalmente, o sorriso aos membros desta família.

Em relação às personagens, gostei especialmente da Cleo. Ri-me imenso com as suas brincadeiras de gatinha rebelde. Para além do que referi anteriormente, o facto de cada capítulo do livro ser iniciado por uma frase também me atraiu muito. Todas as frases têm muito significado, mas, entre todas, a que mais me marcou foi “O toque de uma pata pode fazer mais do que aspirina”. Concordo plenamente, pois um animal é, de facto, capaz de curar muitas dores com o amor e carinho que está sempre disposto a dar.

Concluindo, adorei ler este livro, uma vez que consegui perfeitamente sentir o que estava a ler. Aconselho a sua leitura, pois é, sem dúvida, um livro muito emocionante.

Glória Carolina Pereira, 8.º E

Eu sou Malala, de Malala Yousafzai com Christina Lamb

Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a história de uma jovem paquistanesa punida por querer aprender.

Aqui fica registada a frase que achei mais bonita: “Um livro, uma caneta e um professor podem mudar o mundo.”

João Alves Pires, 8.º E

 

 

 

O Primeiro Livro do Diário de Sofia, de Nuno Bernardo e Marta Gomes

“Este livro conta-nos a adolescência de Sofia, uma jovem que passa por uma das piores fases da sua vida e na qual tudo parece um enorme problema. Felizmente, consegue resolver todos os seus conflitos familiares, de saúde, na escola com as notas, com os rapazes, com o seu próprio corpo…, mas com angústia, ansiedade, stresse, ou seja, com todos os sentimentos que só os adolescentes entendem.”

Ariana Carina Dias Alves, 8.º E

 

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca