Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios canta as Janeiras
Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios canta as Janeiras
Com muita vontade e o tempo a favor, os alunos do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios realizaram mais uma atividade que agora terminou com o mês de janeiro.
Cantar as Janeiras é uma tradição bem conhecida por todos nós. Entre pandeiretas, guizos, tambores, violas e as vozes bem afinadas a melodiar canções apropriadas, os alunos do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios foram de porta em porta desejar um feliz ano novo às populações de onde são oriundos.
Os dois momentos mais marcantes…, a deslocação à Freguesia de Azias, gentes que por sinais dos tempos deixaram de ver as crianças palmilhar as calçadas daquelas ruas em direção à velhinha escola – “que saudades de ver crianças pelas nossas quelhas”. Já não viam tantas crianças pelas ruas, há mais de uma mão cheia de anos. Outro momento marcante foi a deslocação ao Lar e Centro de Dia de S. Miguel: uma mistura de gerações que fez recordar antigas memórias àqueles que, em tempos, saíam de porta em porta com a estúrdia do rancho, coro ou simplesmente em grupo, a desejar a todos por onde passavam um Bom Ano, cheio de alegria, saúde e prosperidade, em modo de cantares tradicionais com melodias e letras que só a gente do Minho sabe.
Agradecemos às instituições que fizeram possível esta atividade, nomeadamente o transporte agilizado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca e a cedência do espaço para o lanche das crianças em Azias, pela Comissão Fabriqueira dessa mesma Freguesia.
“(…)
Gozem muito,
E bom ano,
É o que vimos desejar.”
Bom Ano!
Os Professores do CEAR