Visita de Estudo a Lisboa da turma 9.º H – PIEF

Segunda, 21 março 2016 Escrito por jrocha

Na passada quarta-feira, dia 16 de março, a nossa turma, 9.º H – PIEF, da Escola Secundária de Ponte da Barca, acompanhada da Diretora de Turma e da Técnica de Intervenção Local, visitou a capital.

Saímos de Ponte da Barca às 4h da manhã rumo ao aeroporto para a nossa primeira viagem de avião.

Já em Lisboa, fizemos o percurso entre o aeroporto e a Baixa de metro e em seguida visitamos os lugares mais emblemáticos num autocarro panorâmico, como o Marquês de Pombal, o Parque Eduardo VII, a Praça de Espanha, o Largo do Rato, o Jardim e a Basílica da Estrela, onde estava a decorrer a cerimónia fúnebre do grande ator Nicolau Breyner.

Continuamos para oeste, onde conhecemos grandes monumentos da época dos Descobrimentos: o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, que se ergue simbolicamente no ponto de partida das naus e caravelas para a descoberta dos Oceanos, e subimos ao Padrão dos Descobrimentos. Não poderíamos abandonar este local sem nos deliciarmos com os famosos pastéis de Belém, na pastelaria que os produz desde 1837.

Durante a tarde, ainda aproveitamos para subir ao Elevador de Santa Justa, inaugurado em 1902, o único elevador vertical em Lisboa, que presta um serviço público e é classificado como Monumento Nacional.

Subimos a Calçada do Lavra no Ascensor, também classificado como Monumento Nacional.

Antes de terminar a nossa aventura, fizemos um passeio no tempo, subindo colinas e ruas medievais em elétricos antigos.

Regressamos ao aeroporto de Lisboa, onde fizemos a nossa viagem de regresso a Ponte da Barca.

Foi um dia espetacular, vivemos novas sensações, novas experiências, novas ferramentas de aprendizagem e novos conhecimentos.