Ação de sensibilização sobre valorização e tratamento de resíduos sólidos
Ação de sensibilização sobre valorização e tratamento de resíduos sólidos
No dia 17 de maio, todas as turmas do 2.º ciclo assistiram a uma palestra que abordou o tema “Lixo”.
O debate fez-nos pensar na importância da reciclagem. Joana, a senhora que conversou connosco, era muito simpática! Ela era uma das funcionárias da Resulima, uma empresa que dá continuidade aos resíduos da população de seis concelhos/ cidades. São elas Ponte da Barca, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende e Viana do Castelo.
A conferência ensinou-nos muita coisa! Mas para não vos contar tudo, vou apenas dizer-vos que os temas principais foram “Resíduo valorizável” e “ Resíduo não valorizável” ou, por outras palavras, o lixo que é reciclável e o que não é.
Uma das coisas que não irei esquecer é que não há a mistura de resíduos dentro do camião que faz a recolha de lixo dos ecopontos, devido à existência de uma barra dentro do atrelado que permite a separação desse lixo. Para além disso, o camião apenas consegue fazer a recolha de dois ecopontos de cada vez, pois não tem capacidade para cargas superiores.
Concluindo, esta palestra foi muito importante, pois ajudou-nos a compreender o processo de reciclagem e, mais importante ainda, as consequências de não se apostar nela.
No final da atividade, que foi do agrado geral, foi oferecido a cada aluno um ecoponto, um instrumento que vai potenciar a recolha seletiva de resíduos no espaço doméstico.
Luana Silva, 6.º E