Projeto "Energia Pedalada"

Sexta, 27 maio 2016 Escrito por jrocha

Projeto "Energia Pedalada"

O projeto Energia Pedalada, considerado de mérito no Concurso de Ideias da 13.ª Edição do Prémio da Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, foi desenvolvido pelos alunos do 8.º ano do ensino regular e do Ensino Vocacional do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

Sob orientação dos professores Conceição Gonçalves, Emanuel Cruz, Filomena Costa, Isabel Lopes, Rui Gomes, Célia Oliveira, Jorge Rocha e Henriqueta Borlido, os alunos construíram um dispositivo que converte a energia cinética, desenvolvida ao pedalar numa bicicleta, em energia elétrica que permite alimentar a bateria de um telemóvel.

O dispositivo esteve acessível a todos os elementos da comunidade escolar e foram muitos os que quiseram experimentar e comprovar, com os seus próprios olhos, que é possível alimentar a bateria de um telemóvel com a sua ENERGIA PEDALADA.

Os alunos agradecem a colaboração dos professores doutores Manuel Filipe Costa e João Sena Esteves e do doutor Armando Ferreira da Universidade do Minho, e do Engenheiro Paulo Vilas Boas, cujos contributos foram muito importantes na concretização dos objetivos do projeto. Também agradecem a colaboração do Grupo de BTT que cedeu uma das suas bicicletas e dos funcionários José Luís Rodrigues e Augusto Barreto.

O grupo de trabalho


 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca