O teatro veio à Escola Básica de Crasto
O teatro veio à Escola Básica de Crasto
No dia 24 de maio, a Escola Básica de Crasto recebeu o grupo Krisálida com o espetáculo teatral “A Dra. Ricágua vai à escola”, cujo tema é a água, apresentado com rigor científico, sem descurar o aspeto estético e artístico.
Esta criação teatral assenta essencialmente numa cientista muito séria e numa assistente distraída, que, numa escola, são a combinação perfeita para uma divertida experiência, onde tudo pode acontecer!
Recorrendo a diversas técnicas das formas animadas e falando de coisas sérias, numa perspetiva lúdica e sensorial, estas duas personagens mostram qual a importância da água na nossa vida.
Desde a gestação, aos alimentos, aos órgãos do corpo e à natureza,
as crianças têm a oportunidade de perceber que a água está em tudo: no céu, nas nuvens, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, na pele e até no cabelo. São mostrados os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido –, assim como o ciclo da água e quais as partes do planeta que têm água salgada e água doce. Isto tudo chamando a atenção para a escassez de água potável no mundo, de forma a tomarem consciência do uso da água sem desperdícios.
A sumptuosidade de conceitos explorados nesta peça vem consolidar conhecimentos que os alunos adquiriram com as ciências experimentais desenvolvidas ao longo do ano, no pré-escolar e no 1.º ciclo.
Foi, sem dúvida alguma, um momento de pura diversão com muita gargalhada à mistura.
As Professoras da EB de Crasto