Literatura mobiliza alunos e família na criação de trabalhos artísticos
Literatura mobiliza alunos e família na criação de trabalhos artísticos
Durante o interregno letivo da Páscoa e o 3.º período, os discentes do 7.º A da Escola Secundária de Ponte da Barca dinamizaram um roteiro interdisciplinar, em torno da obra de leitura obrigatória intitulada “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda.
A prática pedagógica decorreu no âmbito da disciplina de Português e contou com a colaboração de alguns encarregados de educação e de outros familiares que se dispuseram a participar na elaboração dos trabalhos manuais propostos.
Pondo em prática conhecimentos abrangentes a outras disciplinas, a atividade teve como objetivos promover o prazer de ler, estimular o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e da compreensão de textos, e ainda proporcionar momentos agradáveis que transportassem aos alunos ao mundo mágico dos contos e das histórias. Além disso, pretendeu-se também contribuir para o desenvolvimento da sua criatividade, em sintonia com diferentes membros da família, favorecendo a formação dos nossos alunos, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como seres autónomos, livres e solidários.
Os trabalhos consistiram na leitura e organização de um portefólio e construção de maquetes, usando diferentes tipos de materiais. O roteiro construído – sempre baseado no enredo da obra em estudo – abrangeu, essencialmente, conhecimentos nas áreas de História, Geografia, Ciências e Educação Visual.
A metodologia adotada foi a pesquisa, recolha de dados, tratamento da informação, através da elaboração e correção de textos escritos.
Em suma, pretendeu-se contribuir para uma prática de dinamização da leitura, trabalhando de forma articulada com a família, no sentido de formar equipas educativas coesas e cooperantes, traduzindo-se num “continuum” enriquecedor para todos.
A culminar este processo, os trabalhos foram expostos na biblioteca, onde a comunidade escolar teve oportunidade de apreciar e de aplaudir a qualidade das peças criadas.
Professora Lucília Oliveira