Regime de Ensino Livre da Música
Regime de Ensino Livre da Música
[Clique aqui, para ver todas as fotografias deste álbum]
O ensino da música em regime livre surgiu, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, como resposta à procura, depois de confirmada a impossibilidade de constituir uma turma de ensino articulado. Este projeto foi desenvolvido com uma turma do 5.º ano em 2013/2014, uma turma do 5.º ano e outra do 6.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2014/2015, e uma turma do 5.º ano e outra do 6.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2015/2016.
Com esta modalidade de ensino pretendeu-se possibilitar aos alunos interessados uma aprendizagem mais individualizada e aprofundada da música, que inclui formação musical, a prática de conjunto e a aprendizagem de um instrumento musical, aquele que melhor se adaptou ao perfil de cada um, promovendo a aprendizagem e a formação de instrumentistas, bem como a difusão e a criação artística, contribuindo para a valorização pessoal e social de crianças e jovens.
Este projeto só foi possível através da parceria realizada entre o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a Academia de Música de Vila Verde e a Câmara Municipal de Ponte da Barca.
Ao longo do ano letivo que agora finda, os alunos que integraram este projeto usufruíram semanalmente de:
- Formação Musical (90 minutos);
- Classe de Conjunto - Coro (90 + 45 minutos);
- Prática Instrumental em pequeno grupo ou individualizado (45 minutos): saxofone, trompete, piano, violino e guitarra.
A lecionação das disciplinas de Música deste projeto em regime livre foi da exclusiva responsabilidade dos professores da Academia de Música de Vila Verde.
A Audição Final, realizada no dia 15 de junho, no Auditório da Casa da Cultura, teve casa cheia e serviu essencialmente para fazer a demonstração do trabalho desenvolvido na Prática Instrumental, onde cada aluno fez a sua apresentação individual, e na Prática de Conjunto (Coro), que fez o encerramento do espetáculo, com o Musical “As estações do ano”.
No balanço final sobre este Curso Livre da Música, em apontamentos recolhidos através de conversas com alunos e Encarregados de Educação, salienta-se que os alunos gostaram, evoluíram e querem continuar. De realçar também que, dos 24 alunos inscritos inicialmente, 20 participaram na Audição Final.
Criadas expectativas nos encarregados de educação e nos alunos para a continuação desta oferta, o impacto positivo do projeto pode levar mais alunos à procura de uma turma para iniciarem esta modalidade em 2016/2017, com provas de seleção agendadas para o dia 21 de junho.
Um reconhecimento público ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, à Academia de Música de Vila Verde e à Câmara Municipal de Ponte da Barca por abraçarem este sonho que se vai tornando realidade, o agradecimento aos encarregados de educação pela preciosa colaboração, os parabéns aos professores pelo trabalho realizado e aos alunos, novos artistas, pelas aprendizagens conseguidas.
Prof. M. Soares Alves