Alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca desenvolvem competências em educação financeira
Alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
desenvolvem competências em educação financeira
No âmbito da parceria entre o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e o projeto Pelicano, as turmas dos 2.º e 3.º ciclos estiveram envolvidas em ação de formação em educação financeira.
Correspondendo a uma preocupação do Agrupamento, em proporcionar aos seus alunos formação em diferentes áreas não contempladas nos currículos das diferentes disciplinas, através da oferta curricular complementar, esta ação permitiu aos alunos a “reflexão e aproximação” a situações de um “relacionamento saudável” com o dinheiro.
A sociedade atual é uma sociedade de apelo ao consumo e ao bem-estar imediato, com elevados níveis de sofisticação dos serviços, que impõe elevados graus de exigência e um bom conhecimento da realidade financeira.
Assim, só um cidadão informado pode tomar decisões fundamentadas, sejam estas a gestão do seu orçamento mensal, o pagamento atempado das suas contas, o planeamento das despesas, ou a escolha dos produtos e serviços adequados às suas necessidades.
O crescimento e o desenvolvimento da sociedade dependem do relacionamento dos cidadãos com o dinheiro, do controlo dos recursos disponíveis e do respeito pelo orçamento. Um dos pontos-chave é a poupança e é a poupança que permite a realização de sonhos.
Foi neste objetivo de melhorar as competências para lidar com as questões financeiras e para aumentar a informação de como gerir o seu orçamento que os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca se envolveram nesta atividade, contributiva da sua formação integral.
Paulo Castro
Coordenador da OCC