Aponta o dedo ao Bullying

Aponta o dedo ao Bullying

   

   

Nos dias 2 e 3 de março, no Agrupamento de Escolas da Ponte da Barca, realizaram-se ações de sensibilização dirigidas aos alunos dos 5.º e 7.º anos de escolaridade sobre o fenómeno do bullying – conceito, diferentes formas, consequências para a vítima e agressor/a e estratégias de proteção –, tendo como objetivo potenciar um clima escolar de segurança e de respeito, fomentando o reconhecimento, rejeição e denúncia de situações de violência e promovendo a assertividade e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis.

A palestra foi promovida pelo Serviço de Psicologia e Orientação e dinamizada por técnicas da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que adoptaram uma dinâmica interativa, na qual os alunos participaram entusiasmadamente, nomeadamente no que concerne à identificação de diversos tipos de violência, à diferenciação de factos e mitos, à caracterização da vítima e do/a agressor/a e à abordagem das consequências da experiência de vitimação e perpetração.

No final da palestra, foram apresentados os vídeos produzidos pelos alunos do 7.º ano de escolaridade que contaram com a colaboração técnica de alguns alunos do Curso Profissional de Multimédia. Nos vídeos supracitados, os alunos foram atores e figurantes, sendo todo o guião da sua autoria, bem como a mensagem proativa deixada por cada turma.

APONTA O DEDO AO BULLYING foi o mote lançado aos alunos para os motivar e sensibilizar para esta temática que viola o bem-estar e prejudica o desenvolvimento das crianças e jovens.

“A violência não é uma coisa que acontece e sobre a qual não possamos fazer nada. Pode ser prevenida.”

Adriana Cerqueira (Psicóloga Estagiária)
Margarida Soares (Psicóloga)

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca