Semana da Leitura no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios

Segunda, 03 abril 2017 Escrito por jrocha

Semana da Leitura no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios

   

    

Enquadradas na Semana da Leitura que decorreu no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, o Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios desenvolveu uma série de atividades com o principal objetivo de envolver as famílias nesta dinâmica. Os alunos tiveram momentos de leitura em partilha com as suas famílias. Conceito verdadeiramente importante para as aprendizagens fora do ambiente escola.

 

Pré-escolar

Os alunos do Pré-escolar viveram durante estes dias momentos especiais de “Vou ler uma história” em casa e na escola. Os Encarregados de Educação durante toda a semana vieram à escola (sala) alternadamente ler uma história, partilhando momentos de leitura não só com os seus Educandos, mas também com toda a comunidade.

Além destes momentos de partilha de saberes e afetos, estão expostos no Centro Escolar trabalhos de vários géneros que os Encarregados de Educação realizaram para ajudar a ler/contar a história.

…“As crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam com livros diariamente. Há quem pense que as crianças só começam a aprender a ler quando vão para o 1.º Ciclo. Na verdade, a capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família.

Os pais, avós, tios ou padrinhos desempenham um papel importante se lerem em voz alta e se ajudarem as crianças.”

 

1.º Ciclo: Ler para escrever – Contamos com a família

Este projeto destina-se a assegurar que todas as crianças do 1.º Ciclo contactem com livros e leiam, pelo menos, cinco horas por semana, uma vez que os livros de histórias e a leitura são muito importantes no crescimento e no desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças.

Ouvir e contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, problemas e soluções, que proporcionam às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribuem ainda para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas, mas também os acontecimentos do seu quotidiano.

O projeto “Ler para escrever – Contamos com a família” tem o intuito de desenvolver o interesse pela leitura nas crianças, criar hábitos de leitura em família e reforçar a relação escola – família.

Cada aluno levará um livro para casa para ser lido em família. A acompanhar o livro seguirá uma “ficha de registo”, onde cada família registará o seu nome, o livro que trabalhou e a importância que aquele livro teve para o seu filho ou família, apresentando as razões das suas opiniões.

No final de uma semana, o livro regressará à turma.

A Educadora e os Professores do CEAR

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca