Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a equipa PES (Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde) dinamizou várias atividades com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios de uma alimentação saudável.
Nesse dia, a sobremesa ficou a cargo dos alunos da EPE, 1.º e 2.º Ciclos. Durante a manhã, foram confecionadas espetadas de fruta nas cantinas das Escolas do Agrupamento.
À semelhança dos anos anteriores, o Grupo de Promoção da Saúde (GPS) dinamizou atividades com os alunos do 6.º ano, divididos por quatro propostas distintas: Peddy-paper por locais de comércio e instituições da vila, ementas semanais de lancheiras, sugestão de almoços para a cantina e atividade física.
O envolvimento e entusiasmo dos participantes foi excecional, permitindo o alargamento dos saberes dos alunos e a consciencialização da importância de uma alimentação saudável. A equipa “branca” (6.º B) foi a vencedora, embora o empenho que todos colocaram na sua concretização tenha sido muito positivo.
Durante essa semana:
- Em Oferta Complementar, foram elaboradas ementas de almoço saudável. As ementas foram avaliadas pela equipa PES e as que apresentaram os critérios de uma "ementa saudável" integrarão o cardápio das cantinas do AEPB devidamente identificadas (podem ser consultadas aqui).
- Em articulação com as famílias, com o objetivo de melhorar a qualidade nutricional das lancheiras das crianças, promovendo alimentos de maior valor nutricional em detrimento de alimentos de maior densidade energética e pobreza nutricional, foi desenvolvida a atividade “SUPER LANCHEIRAS”, nas turmas da EPE e do 1.º Ciclo. As turmas com maior número de lancheiras saudáveis foram: 3.º e 4.º anos da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, 4.º ano da Escola Básica de Crasto e 1.º e 2.º anos da Escola Básica de Crasto.
- Em articulação com a Biblioteca Escolar, foram dinamizadas “horas do conto” alusivas ao tema.
A equipa PES