Fernão de Magalhães inspira alunos do 2.º Ciclo
Fernão de Magalhães inspira alunos do 2.º Ciclo
A vida e a viagem do navegador Fernão de Magalhães (1480-1521) estiveram no centro de uma conversa que o autor do livro “Fernão de Magalhães – Eu não sirvo a Castela, sirvo o mundo inteiro” manteve com os alunos do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Ao longo de três sessões, João Manuel Ribeiro falou do desafio da publicação do livro sobre esta figura incontornável da história barquense e do património da Humanidade e explicou as várias etapas do seu trabalho, desde a pesquisa da informação até à escrita e correção do texto, ilustração e edição.
Num registo informal de grande proximidade e empatia, o escritor respondeu às múltiplas questões que os alunos lhe colocaram, valorizando, de uma forma especial, o espírito aventureiro e diplomático do navegador, assim como a sua coragem e determinação face às dificuldades com que se debateu, nomeadamente, ao longo da épica viagem de circum-navegação.
Falando do seu percurso enquanto autor, João Manuel Ribeiro partilhou com os miúdos memórias da sua infância e experiências marcantes que viveu com o seu avô, a quem prestou uma homenagem, porque – confidenciou – foi com ele que aprendi a magia da palavra e o fascínio da poesia.
A terminar, deixou um apelo, no sentido de que todos invistam na paixão pelo livro e pela leitura, assim como no gosto pelo trabalho da escrita.
As sessões foram enriquecidas com a participação musical de algumas turmas que, sob a direção das professoras Daniela Pereira e Sandra Fernandes, apresentaram um momento de dança enquadrada na época em que viveu Fernão de Magalhães (5.º D), interpretaram a melodia "Greensleeves", de autor desconhecido, mas que remonta à época medieval e foi perdurando no tempo (6.º D), e cantaram a canção “Conquistador”, dos Da Vinci (5.º B, 6.º C e 6.º E).
Estes encontros com o autor culminam uma etapa do trabalho que os alunos estão a desenvolver sobre a História Local, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC).
Tendo a Câmara Municipal oferecido a cada um o livro “Fernão Magalhães, não sirvo a Castela, sirvo ao mundo inteiro”, nas aulas de Apoio ao Estudo exploraram a obra e fizeram pesquisas sobre o navegador, para além de terem realizado uma visita guiada ao Centro Interpretativo do Património Fernão de Magalhães e a alguns dos espaços mais significativos do centro histórico de Ponte da Barca.
Biblioteca Escolar