Alterar modos de fazer aprender – Uma realidade em curso no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

Domingo, 17 dezembro 2017

Alterar modos de fazer aprender

– Uma realidade em curso no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

 

Uma das ferramentas essenciais de qualquer processo de mudança em educação é a comunicação e a difusão do que se faz a todos os atores implicados. Este foi o mote para a participação do Senhor Secretário de Estado de Educação, Dr. João Costa, numa sessão de trabalho do Processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) do nosso Agrupamento.

Depois da mobilização para a adesão ao PAFC, os professores implicados (1.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade e os elementos do Conselho Pedagógico) têm protagonizado o debate educativo, compartilhando sonhos e expetativas, mas também dúvidas, angústias e receios. Este é o modelo que adotamos, perseguindo o sonho de “alterar os modos de fazer aprender”, para envolver todos no nosso processo de transformação educativa. Assumindo a elevada importância que os momentos de reflexão, para melhor nos capacitar, nele têm.

Todos temos consciência que o PAFC também pode ser um grão de areia na engrenagem. Porque não há um único modelo educativo ou pedagógico que tenha em si o segredo para melhorar a educação no Concelho de Ponte da Barca. No AEPB procuramos, todos, e em conjunto, melhorar o nosso modelo. Daí o desafio ao Senhor Secretário de Estado. Para nos podermos apresentar e para melhor compreendermos as ideias do Ministério de Educação. Para procurar conforto para as nossas opções.

Partilhamos, durante três horas, em conversa franca e aberta, os vários desafios que, hoje, ao sistema educativo se colocam. Todos reconhecemos que ninguém tem a “varinha mágica” para solucionar todos os desafios que sentimos. Para a complexidade social, a magnitude dos desafios e as constantes e continuadas mudanças que o mundo atual coloca aos professores e à escola, apenas uma abordagem integradora capaz de, com criatividade, abordar as diversas conceções educativas nos permitirá evoluir.

Escutamos as ideias do Ministério da Educação e percebemos que as preocupações que tantas vezes partilhamos entre nós não são só nossas. Escutamos também palavras de incentivo e questões dirigidas às nossas opções.

Pudemos concluir que, com a participação de todos, seremos capazes de encontrar respostas para as questões educativas que hoje nos desafiam. Num processo que integre a reflexão na ação.

Como aconteceu na passada quarta-feira. Desta vez, com o Senhor Secretário de Estado. Noutras vezes, com parceiros de outras escolas, em formação ou, na maioria das vezes, entre os docentes do Agrupamento envolvidos.

Este desafio de transformar a educação em Ponte da Barca motiva-nos para a busca de zonas de conforto para realizar um trabalho diferente do habitual. Num ambiente mais flexível, aberto e criativo. Que nos ajude a definir o futuro que já vivemos.

Terminamos com as palavras que o Senhor Secretário de Estado da Educação nos deixou:

“Foi um prazer estar nesta escola a debater educação, a discutir estratégias em conjunto numa aposta clara no diálogo com os professores.
Parabéns a todos pelo vosso trabalho e pelo vosso entusiasmo!”

Prof. Carlos Louro,
Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca