Alunos do 6.º ano visitam a cidade de Guimarães

Quarta, 18 abril 2018

Alunos do 6.º ano visitam a cidade de Guimarães

 

Os alunos do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica Diogo Bernardes, num total de noventa e sete, juntamente com os respetivos diretores de turma e outros professores acompanhantes, e com o apoio de três assistentes operacionais, participaram em mais uma visita de estudo a Guimarães, que teve lugar no passado dia 12 de abril.

Se as condições climatéricas não ajudaram e a chuva não nos largou, a boa disposição e a boa conduta dos alunos foram bons indicadores que nortearam o dia pela cidade berço.

A visita ao Paço dos Duques de Bragança, à Capela de S. Miguel e ao Castelo de Guimarães decorreu na parte da manhã. O almoço volante foi “servido” numa sala do Paço dos Duques, gentilmente cedida pela direção do monumento. Na parte da tarde, fomos visitar o Museu Alberto Sampaio e a Praça da Oliveira. As visitas foram orientadas por guias dos respetivos monumentos, que muito bem informaram e explicaram as “matérias” que nos eram apresentadas e visualizadas, com a supervisão da editora Opera Omnia.

Foi um dia positivamente diferente. Mais uma vez se aproximou a teoria e a prática, o passado e o presente, a cultura escolar e a cultura do quotidiano.

O Coordenador dos DT do 2.º ciclo

 

Eis a perspetiva e testemunho de alguns alunos:

A visita de estudo em que participamos foi à cidade de Guimarães e decorreu no dia 12/04/2018. O objetivo da visita de estudo foi conhecer mais um pouco a história de Portugal.

Visitamos a “Paço dos Duques de Bragança”, onde pudemos ver salas de banquetes, quartos, uma capela com vitrais magníficos e uma sala de armas pertencentes a uma coleção, adquirida pelo 2.º Visconde de Pindela, nas suas vastas viagens.

Percorremos o exterior do Castelo de Guimarães e a parte do interior, assim como uma capela onde jaziam soldados e, ainda, onde consta que foi batizado D. Afonso Henriques.

Fomos ao Museu Alberto Sampaio e vimos pinturas retiradas de monumentos (ex., pintura de S. Salvador de Bravães, em Ponte da Barca) e arte sacra em geral (estatuetas).

Esta visita foi bastante interessante, pois adquirimos mais cultura geral relativamente à história do “nosso” Portugal. Foi bastante divertido e todos adoramos.

Mariana Carvalhosa, 6.º C

 

A visita de estudo a Guimarães foi muito fixe e os museus também! A minha parte preferida foi almoçar com os meus amigos no Paço dos Duques.

Afonso Fernandes, 6.º B

 

Eu gostei da visita de estudo a Guimarães. As minhas partes favoritas foram a Sala das Armas e o Quarto Real, porque mostravam como as pessoas viviam antigamente e como lutavam.

Lourenço Pena, 6.º B

 

Eu acho que todos os adultos e crianças deveriam ir a Guimarães, porque é uma cidade com grandiosos monumentos e bonitas paisagens.

Ana Novo, 6.º B

 

A visita de estudo a Guimarães foi interessante, porque é engraçado saber o que se passou no passado, em Portugal. Também foi bom ver relíquias desse tempo.

Miguel Baptista, 6.º B

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca