Poesia, Solidariedade, Cidadania

Domingo, 17 junho 2018

Poesia, Solidariedade, Cidadania

    

   

Durante o 3º período, os discentes do 6.º C, da Escola Básica Diogo Bernardes, dinamizaram trabalhos de carácter interdisciplinar, no âmbito do conteúdo programático – Poesia – lecionado na disciplina de Português e em torno da temática ambiental programada em Oferta Complementar.

A prática pedagógica decorreu durante o mês de junho, com a colaboração de alguns encarregados de educação e de diversas associações que se dispuseram a colaborar na elaboração dos trabalhos propostos.

O objetivo desta dinâmica pretendeu, pondo em prática conhecimentos abrangentes de diferentes disciplinas, a promoção e estímulo de competências no âmbito da cidadania, realçando o seu espírito crítico e solidário. Com a colaboração de diferentes membros da família, com a qual se pretende estabelecer estreita relação, favoreceu-se a formação e o desenvolvimento de competências dos nossos alunos, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como seres autónomos, conscientes, dinâmicos, interventivos.

A metodologia adotada foi a pesquisa, recolha de dados, tratamento da informação através da elaboração e correção de textos escritos, elaboração de poemas e de cartazes, tendo sido os trabalhos apresentados na turma em diferentes formatos digitais e maquetes.

Um dos trabalhos dinamizados foi intitulado "Projeto Animais Felizes” e questiona as condições de maus tratos infligidos a animais.

A atividade foi orientada durante as aulas de Português e de Oferta Complementar e pretendeu proporcionar uma reflexão sobre as condições deploráveis em que vivem alguns animais ou o abandono a que muitos são sujeitos. Para além disso, pretendeu angariar fundos que revertessem a favor da associação ALAAR. O grupo de trabalho entrou em contato com membros da referida associação, onde estiveram em regime de voluntariado, para se inteirarem das dificuldades e necessidades pelas quais a associação passa. Começaram por divulgar cartazes que foram colocados na escola. O trabalho especifica as questões em torno do tema e resultou na angariação de um fundo monetário convertido em ração animal, que foi entregue à representante da associação, no dia 14 de junho.

A todos os envolvidos quero dar os meus sinceros parabéns e agradecimentos, esperando sempre que continuem o excelente trabalho que demonstraram ser capazes de efetuar.

Professora Lucília Oliveira

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca