Visita de Estudo: Braga Romana
Visita de Estudo: Braga Romana
No passado dia 23 de maio, os alunos do sétimo ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, participaram numa visita de estudo à cidade de Braga, proporcionando-lhes uma viagem no tempo e, dessa forma, a vivência do intenso quotidiano de Bracara Augusta.
Nesta evocação do passado, da cidade fundada por César Augusto, os alunos puderam visitar exposições, workshops, assistir a encenações e a animações de rua.
De entre os vários espaços recriados, destacou-se uma parte de uma Domus romana com um grande átrio, exibindo compartimentos, como o cubiculum (quarto), onde descansavam, o tablinium (escritório), o lararium (oratório), destinado às orações, até ao famoso triclinium (sala de jantar), que servia para os convidados conviverem e se alimentarem.
Outro local que os alunos puderam visitar foi o acampamento legionário. Aqui, visualizaram a arte de cuidar os cavalos dos legionários, as aves de cetraria, bem como a confeção de vestuário que muitos artesãos produziam neste tipo de acampamentos.
Ainda nesta área, foi possível visitar os aposentos do general Agrippa e obter uma melhor perceção sobre as suas indumentárias, fabrico de armamento, e encenações de exercícios e técnicas de combate.
Por muitas artérias do centro histórico de Braga, os alunos contactaram com todo o tipo de produtos comercializados no tempo de Bracara Augusta, desde frutas, tecidos, perfumes, couros, cerâmica, ervas aromáticas, entre outros.
Todos os alunos e professores acompanhantes mostram-se felizes e satisfeitos com esta visita, considerando que esta experiência lhes permitiu adquirir mais conhecimentos e detalhes sobre esta cidade, que, outrora, pertenceu ao Império Romano.
Prof. António Barbosa