Alunos do 10.º conhecem trabalho do Movimento Rotário
Alunos do 10.º conhecem trabalho do Movimento Rotário
Os alunos do 10.º ano participaram num encontro com o Governador do Distrito rotário 1970, subordinado ao tema “Rotary: uma filosofia de vida”.
A sessão aconteceu no âmbito do programa da visita oficial de Carvalhido da Ponte ao Rotary Club de Ponte da Barca.
O visitante apresentou os princípios, os valores e a missão do Rotary Internacional, movimento fundado em 1905, que tem uma implantação a nível global, com mais de um milhão e 200 mil companheiros.
Carvalhido da Ponte falou ainda da filosofia do movimento e do seu lema – “Dar de si antes de pensar em si” –, bem como da importância da ética e da prova quádrupla.
Trata-se, explicou, de uma orientação com a finalidade de desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas, pelo que, antes de pensarmos dizer ou fazer o que quer que seja, devemos garantir respostas afirmativas às quatro questões seguintes: “É verdade?”; “É justo para todos os interessados?”; “Criará boa vontade e melhores amizades?”; “Será benéfico para todos os interessados?”.
Outro aspeto que prendeu a atenção dos alunos teve a ver com os programas de Rotary direcionados para os jovens, nomeadamente, ao nível de intercâmbios, e também as causas humanitárias que constituem prioridades do Movimento, tais como a aposta na erradicação da poliomielite, a alfabetização, o abastecimento de água, e a promoção da paz e da compreensão mundiais.
Neste contexto, Carvalhido da Ponte falou da sua experiência de voluntariado na região do Cacheu, na Guiné-Bissau, assim como dos projetos que aí está a liderar, momento que se revelou profundamente intenso sob o ponto de vista humano, tal a riqueza humanista do seu testemunho.
Recorde-se que o Rotary Club de Ponte da Barca vem desenvolvendo um trabalho em parceria com o Agrupamento de Escolas, traduzido, por exemplo, na atribuição, desde há 25 anos, do Prémio de Mérito Escolar ao aluno que conclui o Secundário com a média mais elevada e na realização de vários rastreios visuais.
A Organização