Comemoração do Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Comemoração do Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres
No âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, e com a colaboração da Associação de Estudantes, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, comemora este dia com a distribuição de um Marcador de Livro na comunidade educativa e em instituições da Vila, com performance/caracterização de algumas alunas e com uma exposição de alerta para os números negros de mulheres assassinadas em Portugal, no Polivalente da Escola Secundária. Os dados mais recentes, de 1 de janeiro a 12 de novembro, dizem-nos que foram 28 as vítimas e 29 as tentativas de femicídios.
Mais de meio milhar desde 2014!!!
Vamos refletir, vamos alertar, vamos acabar com frases feitas como estas: "Entre marido e Mulher não se mete a colher", "Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti" e transformá-las em "Entre marido e mulher, METE-SE a colher", " Quanto mais me RESPEITAS, mais eu gosto de ti", vamos estar mais atentos, vamos......
Vamos contribuir para acabar com este flagelo.
Vamos ser agentes de MUDANÇA.
"Em Portugal e no mundo, todos os dias, inúmeras mulheres e raparigas são vítimas de alguma forma de violência. Muitas vezes, estão privadas dos seus direitos e não conseguem aceder ao apoio de que necessitam para ultrapassar o impacto que a violência teve nas suas vidas, enquanto fator determinante para a promoção de sociedades mais resilientes e solidárias."
Ditados impopulares:
(in, https://cidadania.dge.mec.pt/sexualidade/noticias-e-eventos/portugalcontraaviolencia )
O professor, António João Guerra