Ordem de Serviço n.º 81 (Suspensão das Atividades Escolares Não Essenciais)
Ordem de Serviço n.º 81
Assunto: Suspensão das Atividades Escolares Não Essenciais
Destinatários: Comunidade educativa
No quadro epidemiológico do novo coronavírus, COVID-19, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca elaborou o respetivo Plano de Contingência, nos termos definidos legalmente.
Embora não se registe no Agrupamento, de momento, qualquer caso que suscite preocupação ou especial cuidado, entendo, auscultada a estrutura de apoio, que se justifica a adoção de medidas preventivas. Tenhamos bem presente que, considerando a inexistência de tratamento específico para o COVID-19 a melhor maneira de lidarmos com este vírus, para diminuir as condições de propagação da pandemia, é, sobretudo, a prevenção.
Assim, procurando diminuir os riscos de contágio, determino:
- A suspensão, até ao primeiro dia de aulas do 3.º Período, de todas as atividades escolares previstas para o exterior das instalações escolares, nomeadamente as visitas de estudo/passeios escolares, o desporto escolar e quaisquer outras que impliquem deslocação de alunos e professores para o exterior do Agrupamento.
- A suspensão, no mesmo período de tempo, das atividades a realizar no espaço escolar que envolvam, cumulativamente, pessoas externas ao Agrupamento e a aglomeração de muitos alunos em espaços fechados.
- O encerramento temporário das bibliotecas escolares.
- A alteração temporária das atividades práticas em Educação Física por outras a definir no seio do grupo disciplinar.
- A necessidade de, terminada a atividade letiva, sob responsabilidade e supervisão do professor, se deixarem abertas as janelas das salas de aula para arejamento dos espaços.
- A presente ordem de serviço será dada a conhecer a toda a comunidade educativa.
- Sempre que se justificar, serão transmitidas orientações decorrentes da evolução do contexto e da avaliação realizada.
- Na primeira semana de aulas do 3.º Período serão divulgadas novas orientações sobre este assunto.
Ponte da Barca, 9 de março de 2020
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro