Aluna de Ponte da Barca selecionada para programa de mentoria da Farftech
Aluna de Ponte da Barca selecionada
para programa de mentoria da Farftech
Alice Cecília Ribeiro Moutinho, aluna que concluiu no passado mês de julho o 12.º ano na Escola Secundária de Ponte da Barca, é uma das dez candidatas admitidas ao programa “Farftech Plug-in Mentoring for Girls”.
O programa disponibilizará 10 mentoras a outras tantas alunas caloiras dos cursos de Tecnologia, Engenharia ou Matemática, que terão acesso a reuniões regulares nos escritórios da Farfetch no Porto e em Lisboa.
A Farfetch, plataforma para indústria da moda de luxo, vai acompanhar estas 10 jovens durante o primeiro ano do curso universitário, dando-lhes desde o início a oportunidade de estarem próximas da realidade prática.
Segundo os responsáveis pela iniciativa, “esta é uma forma de apoiar as estudantes que querem ter um papel no futuro da evolução científica e tecnológica. Estamos a ir diretamente à raiz de uma questão incontornável, que é o facto de haver poucas mulheres, sobretudo, nas áreas de Tecnologia e Engenharia, apresentando um programa de mentoria com outras mulheres que já fizeram o mesmo caminho e que poderão apoiá-las no seu percurso de estudo e no conhecimento do mundo real”.
Acrescentam ainda que “temos na Farfetch casos brilhantes de mulheres envolvidas em projetos que estão efetivamente a mudar o futuro e a forma como se compra “online” e que estão disponíveis para apoiar novas gerações de talento que vão agora começar o seu percurso”.
Alice Moutinho está felicíssima com a notícia da seleção, mostrando-se orgulhosa e honrada com a oportunidade de ser acompanhada individualmente por uma mentora da área de tecnologia da Farfetch.
Para além de sessões formais, o programa inclui também coaching e apoio na aprendizagem, aplicação prática de conhecimentos, discussão de experiências e oportunidades de carreira e novos caminhos.
Entusiasmada com a frequência de um curso superior ligado à Matemática, Alice Moutinho sublinha ainda que valeu a pena ter agarrado o desafio lançado pela docente de Matemática, professora Cláudia Barreto, de submeter a sua candidatura, preparando uma apresentação inovadora e criativa em vídeo, onde explicou por que se considerava uma candidata ideal.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca congratula-se com esta excelente notícia e felicita vivamente a Alice, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais, no início desta nova etapa da sua vida.
Fazemos votos de que a divulgação destes exemplos de dedicação e reconhecimento público do esforço se afirmem como um incentivo para que outros jovens se empenhem ainda mais e acreditem sempre que o trabalho é o caminho da realização.
Carlos Alberto Louro,
Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca