Crianças da Escola de Crasto Opinam e Sonham em "Conversas Gigantes"
Crianças da Escola de Crasto Opinam e Sonham em "Conversas Gigantes"
"Passamos o primeiro ano de vida de uma criança a ensiná-la a andar e falar,
e o resto da sua vida a calar-se e a sentar-se.
Algo está errado!"
Neil de Grasse Tyson
Através de uma cooperação com a Associação "Soy Niño, Sou Criança”, as crianças do 2.º ano da Escola Básica de Crasto participaram nas "Conversas Gigantes, sobre, para e com as crianças", publicadas no Jornal "Diário do Minho" do dia 12 de outubro.
"Soy Niño, Sou Criança" propõe desafios inovadores ao pensamento crítico, à palavra respeituosa e à participação sensível das crianças nos meios de comunicação, tendo como eixos de trabalho a “Educomunicação, o Ambiente e a Cidadania Infantil”, focando os seus esforços em fortalecer o lugar da criança na sociedade como pessoa e cidadã.
Esta atividade, em que a turma 2CR foi convidada a participar, formando parte da rede de correspondentes infantis das "Conversas Gigantes", resultou numa página de jornal em que, de forma simples e muito profunda, expuseram as suas opiniões, as suas inquietudes e os seus sentimentos face a assuntos como as aulas em casa, a pandemia, a saudade, o coronavírus, o tempo on-line e a vida real.
A turma participou também com pontos de vista e opiniões muito próprias sobre a estória que lhe foi proposta: "A ovelha que chocou um ovo" da autora Gemma Merino, em que foram abordados temas como os livros, a imaginação, a natureza, a empatia e o verdadeiro sentido da amizade.
Com a certeza de que a criança que participa com as suas opiniões desenvolve melhor o autoconhecimento, a autoestima, o sentimento de pertença e a autonomia, continuaremos a fomentar o diálogo, a liberdade de expressão e a troca de opiniões.
Arminda Alves,
Professora da Turma 2CR