EB de Entre Ambos-os-Rios celebra “Laço Azul”

Quarta, 21 abril 2021

EB de Entre Ambos-os-Rios celebra “Laço Azul”

 2104 ear laco azul02 2104 ear laco azul03 2104 ear laco azul04

2104 ear laco azul05 2104 ear laco azul06 2104 ear laco azul07 2104 ear laco azul08

Desde o início do século XXI que o mês de abril é assinalado, em muitos países, como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Neste âmbito, os alunos da EB de Entre Ambos-os-Rios, em colaboração com os Encarregados de Educação, associaram-se ao movimento que tem vindo a obter relevância a nível mundial, com o objetivo de despertar as consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças, bem como da prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.

No passado dia 16 de abril, pelas 14 horas, foram realizadas, pelos alunos do Pré-Escolar e do Ensino Básico, atividades inerentes à campanha “Laço azul”. Uma das primeiras atividades desta iniciativa assinalou-se no Dia Mundial da Arte, em que os alunos realizaram arte ao ar livre, recontando a história de Bonnie W. Finney e o “Movimento Laço Azul”, através da pintura e do desenho.

Num momento posterior, em articulação e envolvimento com os Encarregados de Educação, cada um dos alunos colocou uma flor, criada em contexto familiar, na “Árvore dos Desejos!”. Ao sabor de uma brisa tranquila e singela, giravam majestosamente de um lado para o outro, entoando roucamente o slogan visível na fachada principal da escola, “Serei o que me deres… que seja amor”.

Ainda, em contexto de azul, foi distribuído a cada um dos alunos um laço azul, que os mesmos edificaram na área curricular de Educação Artística, e de laço ao peito clamaram pela pintura da palma das suas mãos em tons de azul: a cor das lesões, a cor da dor, a cor do alerta… e porquê?

  • Para prevenir o abuso infantil e a negligência.
  • Para advertir para a proteção das crianças contra os maus-tratos.
  • Para receber amor, amor, amor…

 

E porque o coração é o símbolo do amor, estes alunos criaram um coração azul humano, demonstrando essa forte conexão. O momento foi registado pelo representante dos Encarregados de Educação a partir do exterior da Escola.

Por fim, procedeu-se à montagem do palco e todos foram presenteados com a representação da história do “Laço azul”, promovida pelos alunos do 4.º ano de escolaridade.

Professores, funcionários e Encarregados de Educação colaboraram ativamente na concretização do anseio e desejo das crianças neste dia: Cuidem bem de nós!

Maria Silva,
coordenadora de EB de EAR

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca