Dia da Criança e Semana do Ambiente no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios
Dia da Criança e Semana do Ambiente no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios
A felicidade invadiu o reino das nossas crianças, neste dia 1 de junho, “O Dia Mundial da Criança”, data comemorativa celebrada anualmente em Portugal.
Esta efeméride comemorou-se pela primeira vez em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. A proposta também tinha como objetivo a tentativa de resolução dos problemas infantis do pós-guerra. E porque as crianças são o melhor que o mundo tem, nos dias de hoje, procura-se homenagear, mimar, agraciar e proporcionar-lhes infinitas possibilidades de criação, de invenção, de diversão, de aventura e de fantasias! Assim se cumpriu, uma vez mais, a celebração deste dia no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios!
A autarquia do nosso concelho endereçou um convite muito especial aos nossos alunos, para uma manhã de festa, de animação e de alegria com inúmeras atividades lúdicas. No Campo do Curro e no Choupal, a data foi comemorada em ambiente de enorme diversão e êxtase, pela participação no espetáculo da palhaça Picolé, pelo visionamento de uma peça de teatro e pela descoberta do maior aquário fluvial da Europa.
De forma a dar continuidade à celebração do Dia Mundial da Criança e com o intuito de tornar esta data memorável para as crianças e pelas crianças, os docentes, os encarregados de educação, os funcionários promoveram um conjunto de iniciativas que dessem voz às crianças: a tarde vivenciada pelas crianças e o dia seguinte consubstanciaram-se num programa repleto de desafios e de experiências para os mais novos, desde oficinas de desenho e pintura, de oficinas de jogos didáticos, de oficinas de dança e desporto e até insufláveis!
Para abrilhantar ainda mais este dia, as crianças vestidas a rigor, como manda a data, ostentavam as camisolas e bonés personalizados, estampados com ilustrações por elas desenvolvidas.
Num planeta colorido e feliz eu serei ainda mais feliz!
Este foi o mote que permitiu a conjugação das duas efemérides da primeira semana de junho.
A educação ambiental para crianças deve começar na escola. Aí, aprendem-se valores e comportamentos que os acompanharão na idade adulta e os definirão como cidadãos.
O destino do planeta está nas suas mãos e por isso é importante que, desde pequenas, assumam projetos de sensibilização de preservação ambiental, aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com o que lhes é ensinado.
As atividades desenvolvidas pelos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo incutiram a ideia de que, a curto prazo, todas estas crianças receberão as chaves do planeta e terão que assumir a sua responsabilidade, terão, pois, de gerir o nosso futuro e o de milhões de espécies que dependerão do comportamento de todos nós e, ainda, da nossa sensibilidade.
Por sua vez, os alunos do ensino Pré-escolar, ao recriar pelo desenho e ilustração planetas verdes, repletos de água e seres vivos felizes, deram um passo adiante na vontade de querer habitar num planeta sustentável, puro, limpo e bonito para vivermos num bom ambiente!
Educadora Maria Silva,
coordenadora de EB de Entre Ambos-os-Rios