Sarau Desportivo e Cultural: Os verdadeiros heróis emergem das adversidades!

Quinta, 01 julho 2021

Sarau Desportivo e Cultural: Os verdadeiros heróis emergem das adversidades!

 2106 sarau02 2106 sarau03 2106 sarau04

Na tarde de 23 de junho, realizou-se o Sarau Cultural e Desportivo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, no Pavilhão Municipal de Ponte da Barca, que incluiu o programa CLDS promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca.

Este Sarau resultou de um trabalho ao longo do ano letivo, tão atribulado pela situação pandémica. Juntámos os grupos-equipa de Desporto Escolar, do clube de ginástica, do campeonato de dança interescolar do projeto CLDS, de Educação Musical e o grupo 600 de Desenho, para construirmos um espetáculo baseado nas expressões dos nossos alunos.

Neste evento, organizado num ano de pandemia, em que as condições de trabalho foram muito diferentes do habitual, participaram 110 alunos dos 6 aos 18 anos e diferentes grupos disciplinares. Dinamizaram-se atuações no âmbito da ginástica, da dança e da música. Também participaram, no desfile inicial e num acompanhamento de uma coreografia, alunos pertencentes ao Rancho Folclórico do Agrupamento. Toda a composição cénica foi elaborada pelos alunos do 12.º ano de Artes, com a colaboração de alunos do 9.º ano, aproveitando materiais recicláveis e explorando a criatividade da comunidade educativa.

Os agradecimentos, em primeiro lugar, vão para estas crianças e jovens, que, apesar de tantas contrariedades, trabalharam e treinaram com vontade e empenho. Depois, agradecemos à Direção, que desde o início nos apoiou para que este projeto continuasse, aos professores de Desporto Escolar, de Educação Musical, à professora Daniela Pereira; do grupo 600, à professora Olga Pinheiro; do projeto CLDS, à professora Marta Veloso; ao grupo de ginástica de Ponte da Barca, à professora Bernardete. Um muito obrigado ao professor Emanuel Pio, pelo apoio na filmagem do evento, e à Dona Salomé pela ajuda no guarda-roupa.

Um agradecimento especial à Câmara Municipal, que sempre se disponibilizou na logística deste projeto, à Santa Casa da Misericórdia, e aos elementos da GNR da Escola Segura que garantiram a segurança do evento.

As regras de segurança emanadas da DGS foram cumpridas, tendo, por isso, o público sido reduzido a 30% da lotação total.

Professora Mafalda Cardoso (Desporto Escolar)

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca