“Réplicas do Museu do Prado” podem ser visitadas na Secundária de Ponte da Barca
“Réplicas do Museu do Prado”
podem ser visitadas na Secundária de Ponte da Barca
Encontra-se patente ao público até ao próximo dia 25 de outubro, no átrio do bloco da Escola Secundária de Ponte da Barca, a exposição “Réplicas de obras de arte do Museu do Prado”.
A mostra foi inaugurada ao fim da manhã desta quinta-feira, 14 de outubro, numa sessão que contou com a presença de várias entidades locais, nomeadamente, o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, os Vereadores José Alfredo Oliveira e Diana Sequeira, o Diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação – CENFIPE, José Carlos Fernandes, e ainda o Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro.
A aquisição temporária de um conjunto de 20 reproduções de obras de arte do Museu do Prado, disponibilizadas pela Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Lisboa, foi coordenada pelo Plano Nacional das Artes do Agrupamento, no âmbito do Projeto Cultural de Escola, e contou com a colaboração de alunos, professores e assistentes operacionais.
Do conjunto de pinturas expostas, destacamos algumas: "Carlos V en la batalla de Muhlberg", de Tiziano; "El Caballero de la mano en el pecho", de El Greco; "Las Meninas" e "El príncipe Baltasar Carlos a caballo", de Velázquez; "La familia de Carlos IV", de Goya; "Niños en la playa", de Sorolla.
As obras serão pretexto para a dinamização de diversas atividades curriculares e de enriquecimento curricular, que envolvem alunos dos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Pré-escolar ao Secundário.
Até ao próximo dia 25, a comunidade educativa é convidada a apreciar algumas destas obras mais emblemáticas daquele museu espanhol, considerado um dos mais importantes do mundo, não só pela qualidade do seu espólio, mas também pelo número de visitantes que recebe anualmente.
A organização quer deixar ainda um especial agradecimento à Direção do Agrupamento, por todo o apoio prestado. De igual forma, agradece a participação dos alunos Maria Marques e Simão Gonçalves, pela a sua excelente encenação cénica, aos assistentes operacionais Celeste Barros, Nuno Barreto, Alexandra Faria, Liliana Reitor e José Luís Rodrigues, aos professores Emanuel Cruz, José Mário Gonçalves, Lucília Oliveira, Gabriela Menezes, Sónia Martins, Cristina Leitão, Graça Pires, José Félix Vieira, à Plubivez e a todos os demais envolvidos, pela sua imprescindível colaboração e ajuda na montagem e organização do evento.
A todos, muito obrigado!
A Organização