Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Os alunos que conseguiram melhor desempenho no Concurso de Leitura do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca nos dois últimos anos letivos receberam os respetivos prémios, no decorrer de uma sessão realizada no auditório da Escola Básica Diogo Bernardes.
A sessão – que constituiu uma festa do livro e da leitura – contou com a presença dos galardoados, de professores, do Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, e do Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, que se fez acompanhar pelos três Vereadores do Executivo, José Alfredo Oliveira, Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira.
Nas suas intervenções, tanto o Diretor como o Presidente da Autarquia sublinharam a importância da leitura e a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido nesta área, mobilizando, de uma forma articulada, alunos, professores, bibliotecas escolares e municipal e ainda as famílias.
O Concurso de Leitura é uma iniciativa que o Agrupamento de Escolas promove, desde há vários anos, em colaboração com a Câmara Municipal, que patrocina os prémios dos diversos escalões.
A sessão agora realizada incluiu a entrega dos prémios dos dois últimos anos, uma vez que, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, não foi possível fazê-lo no contexto habitual, que é a Feira do Livro do Município.
Parabéns a todos os premiados e a todos quantos participaram no Concurso de Leitura, porque, de facto, participar já é uma vitória…
Eis a listagem dos premiados nesta atividade, promovida pelos Departamentos da Educação Pré-escolar, do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar e com o patrocínio da Câmara Municipal:
Biblioteca Escolar
Muito obrigada!
Premiada nas duas últimas edições do Concurso, Ana Margarida Amorim Armada não esteve presente na sessão, uma vez que se encontra a frequentar outro estabelecimento de Ensino.
Fez-se, no entanto, representar pelo encarregado de educação, que partilhou a seguinte mensagem da Ana Margarida:
«Bom dia a todos!
Tenho pena de não estar convosco hoje, mas, no momento em que este texto vai ser lido, muito provavelmente vou estar numa sala de aula, em Braga, na escola que frequento agora, o Colégio D. Diogo de Sousa, a fazer um teste de História, o último da primeira ronda de testes. Só por isso é que não estou convosco.
Mas não podia deixar de enviar um grande abraço, cheio de saudade, a todos os que deixei nessa escola maravilhosa, na qual aprendi mesmo muito, cresci feliz e fiz amizades que, espero eu, serão para a vida toda.
Também não posso deixar de agradecer aos meus pais, aos meus avós e a toda a minha família porque, sem eles, eu não seria a Margarida que sou.
Mas, também não seria a mesma pessoa se não tivesse tido a sorte de ser ensinada por excelentes professores.
Os prémios que hoje vou receber devem-se, em grande parte, ao excelente trabalho que eles fizeram comigo.
À professora Geninha, que me ensinou a ler e, ainda mais, a gostar de ler e a "saborear" os livros. Muito obrigada!
A todos os meus professores do 2.º Ciclo, sem exceção, porque foram todos excelentes. Muito obrigada a todos! Nos tempos difíceis de pandemia, conseguiram ultrapassar enormes dificuldades e ensinar como se a pandemia não tivesse existido. Agradeço a todos, na pessoa da professora Fernanda Branco, minha professora de Português do 5.º e do 6.º anos e minha Diretora de Turma.
Finalmente quero dizer, tal como disse quando soube que ganhei o prémio do Concurso Nacional de Leitura no meu 5.º ano, que gostaria de oferecer esse prémio aos meninos e meninas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que gostam de ler, mas que não têm possibilidade de comprar livros.
No entanto, disseram-me, na altura, que seria muito difícil oferecer um livro a cada um deles. Decidi, então, entregar o prémio que vou receber, relativo ao Concurso Nacional de Leitura 2019/2020, à Biblioteca do Agrupamento, que certamente comprará os livros mais indicados para aqueles que precisam mais.
Peço que tenham especial atenção aos meninos e meninas que não podem comprar os livros que gostariam de ler: ajudem-nos a viajar para lá do limite do horizonte, como eu faço de cada vez que leio um livro.
Muito obrigada.»
Ana Margarida Amorim Armada