Visita de estudo ao Planetário do Porto

Quarta, 19 janeiro 2022

Visita de estudo ao Planetário do Porto

2201 visita estudo planetario01 2201 visita estudo planetario02 2201 visita estudo planetario03 2201 visita estudo planetario04

2201 visita estudo planetario05 2201 visita estudo planetario06 2201 visita estudo planetario07

No dia 14 de janeiro, no âmbito das aprendizagens essenciais da disciplina de Físico-Química, respeitante ao domínio “Espaço”, os alunos do 7.º ano de escolaridade participaram numa visita de estudo ao Planetário do Porto.

Com a realização desta visita, pretendeu-se consolidar conhecimentos adquiridos nos subdomínios “Universo e Distâncias no Universo”, “Sistema Solar” e “A Terra, a Lua e as forças gravíticas”, promover a cultura científica dos alunos, desenvolver a capacidade de observação, descrição e literacia científica e a capacidade de pensar de forma crítica e criativa. Além disso, visou-se contactar “in loco” com realidades estudadas na aula e promover saudáveis relações interpessoais.

Nesta visita, os alunos, divididos em pequenos grupos, tiveram a oportunidade de construir um relógio de Sol, sendo-lhes explicado o seu funcionamento, observaram o Sol através de um telescópio e verificaram experimentalmente a relação entre o peso e a massa de um corpo. Assistiram, também a uma sessão imersiva intitulada “Uma aventura no sistema solar”.

Os alunos demonstraram entusiasmo, interesse e participação ativa na realização de todas as atividades.

No que se refere à postura evidenciada pelos alunos durante a visita de estudo, há que valorizar e elogiar o seu excelente comportamento, o respeito máximo pelas regras de conduta e pelas instruções que tiveram que cumprir durante a visita, nomeadamente o cumprimento das regras de segurança e prevenção face à situação pandémica que estamos a atravessar. Destaca-se, ainda o convívio entre professores e alunos e entre alunos num ambiente diferente do existente no dia a dia escolar e o sentido de responsabilidade deveras exemplar.

Posto isto, considera-se que a atividade obteve o sucesso pretendido.

As docentes de Físico-Química do 7.º ano,
Cecília Alves e Ermelinda Antunes

 


 

logos rodape 2425 v2

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca