Comunidade Escolar mobiliza-se pela Paz na Ucrânia
Comunidade Escolar mobiliza-se pela Paz na Ucrânia
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca associou-se à Câmara Municipal, numa mobilização a favor da Paz, ao mesmo tempo que exprimia a sua solidariedade para com o sofrimento do povo da Ucrânia.
Valorizando o simbolismo da Quarta-feira de Cinzas e em sintonia com o apelo universal do Papa Francisco, alunos e professores dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário fizeram, por volta do meio-dia, um cordão humano em direção à Praça da República, na vila de Ponte da Barca.
Envergando vestuário em que o azul e o amarelo dominavam, a comunidade escolar e população em geral escutaram a mensagem do Diretor do Agrupamento e do Presidente da Câmara Municipal.
Ambos assinalaram a importância dos valores da Liberdade e da Paz e a urgência cívica de todos nos mobilizarmos em nome dos valores da dignidade humana e de defesa da vida. No final, foram agitadas as cores da bandeira ucraniana, num gesto de solidariedade para com o sofrimento deste povo.
Sempre a Paz e a Solidariedade
A Educação Pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico também se associaram a esta jornada solidária, de tal forma que, tanto na EB Diogo Bernardes como na EB de Entre Ambos-os-Rios e na EB de Crasto, viveu-se o mesmo sentimento.
Todas estas crianças sentaram-se e escreveram a palavra Paz e cumpriram um minuto de silêncio, sentindo, de uma forma intensa, a importância da compreensão, do convívio e da partilha.
A pensar na partilha, a comunidade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vai continuar mobilizada, colaborando também na campanha de angariação de bens alimentares, de vestuário, brinquedos e medicamentos que, por intermédio da Câmara Municipal, serão encaminhados para a Ucrânia.
A Organização