Reflorestação no Dia Mundial da Árvore
Reflorestação no Dia Mundial da Árvore
Todos os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Secundária de Ponte da Barca celebraram o Dia Mundial da Árvore, que se assinala a 21 de março, participando numa ação de reflorestação com a plantação de 500 árvores no lugar de Sobredo, na União das Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A intervenção resultou de uma parceria da Câmara Municipal com o Agrupamento de Escolas e com o Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, que preparou o terreno e prestou apoio logístico.
A principal motivação desta comemoração do Dia Mundial da Árvore prendeu-se com a promoção do contacto com a Natureza, o exercício da atividade física e a sensibilização da comunidade escolar e população em geral para a importância da preservação das árvores e da floresta, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Assim, as razões para a proteção das florestas são evidentes e, nesse sentido, nenhuma pessoa deve descuidar os seus deveres de cidadão consciente, responsável e participativo.
Designada “500 árvores por Magalhães”, a ação integrou-se ainda no âmbito das comemorações dos 500 anos da Viagem de Fernão de Magalhães e foi também uma forma de celebrar a grandeza desta expedição, ao mesmo tempo que se comprometeu os mais novos com o desafio da proteção da Natureza.
Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta, a 21 de março de 1972, e, este ano, Ponte da Barca e a nossa Escola não deixaram esquecer esta tão importante data, porque “Proteger a árvore é proteger a vida”.
Professora Ilda Veloso,
CDT do 3.º Ciclo