Conferência GROW.UP: Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Conferência GROW.UP:
Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI
Nos passados dias 8 e 9 de junho, numa organização da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, decorreu a Conferência GROW.UP: Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário Internacional JEDI.
O projeto GROW.UP tem como objetivo investigar em contextos de fronteira as influências mútuas de fatores individuais, contextuais/institucionais e sistémicos nas biografias de jovens e analisar de que modo as comunidades estão proactivamente a contrariar desigualdades, estimulando o investimento em percursos positivos.
Esta conferência foi mais mais uma etapa da análise de políticas europeias e nacionais na sua articulação territorial com programas e práticas locais, para compreender a estabilidade e a resistência dessas iniciativas no suporte aos/às jovens e para identificar indicadores e competências chave de comunidades resilientes.
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, representado pelos professores Lucília Oliveira e Carlos Alberto Louro, integrou a mesa redonda denominada “Escolas que criam oportunidades: projetos que apoiam percursos educativos juvenis”.
Com esta mesa redonda, partilhada com representantes dos Agrupamentos de Escolas de Arcos de Valdevez, Serpa e Vinhais, foi suscitado um interessante e produtivo debate em torno do tema e das estratégias encontradas para apoiar os percursos educativos dos jovens em Concelhos de fronteira.
Para o nosso Agrupamento, a partir da contextualização da nossa comunidade, esta foi mais uma oportunidade de divulgação das dinâmicas instituidas e, sobretudo, um momento de partilha de práticas, a partir do tema, no âmbito desenvolvimento de competências do PASEO e da criação de ambientes educativos ativos e inovadores. Mereceu especial atenção do auditório a criação das condições organizacionais e estruturais para o desenvolvimento dos projetos OPINIÕES DE SEGUNDA, LEITURAS & COMPANHIA e IamART.
A Organização